Odisseias: As experiências como fonte de inspiração e motivação dos colaboradores
A Odisseias defende que as experiências podem ser a chave de sucesso para motivar e recompensar colaboradores e clientes.
Actuando no mercado de experiências em Portugal há 16 anos, a Odisseias assume como propósito inspirar as pessoas a experienciar a vida. É a marca “Escolha N.º1 do Consumidor” e vencedora do “Prémio Cinco Estrelas” nesta categoria. Sónia Lameiras, responsável pela área de Business Solutions da Odisseias, dá a conhecer o mundo das experiências e como estas podem ser a chave para premiar, motivar e incentivar os seus colaboradores, clientes e parceiros com sucesso.
Porquê oferecer experiências para premiar e recompensar as equipas?
Quando alguém nos pergunta “qual o melhor presente ou prémio que já recebeu”, estou certa de que iremos sempre referir algo que deixou uma marca, uma memória, que nos despertou emoções. Vamos recordar um fim-de-semana especial ou a última aventura que vivemos em família. Quando falamos de experiências, falamos de oferecer um presente que está directamente relacionado com o “ser” e não com o “ter”. Uma experiência torna-se parte de nós, porque foi vivida, fez despertar emoções, tornando-se num momento que fica para sempre.
Que soluções é que a Odisseias disponibiliza para o segmento B2B?
Na área de Business Solutions apresentamos a solução de prémio ou incentivo que melhor se adequa ao perfil do público-alvo da acção, aos objectivos de comunicação, ao propósito da marca e, claro, ao orçamento do cliente. Disponibilizamos ofertas exclusivas e à medida, apoio na elaboração da estratégia de incentivos e acompanhamento dedicado até à entrega final. Temos soluções de customização e personalização, quer para o formato físico, quer para o formato digital. Disponibilizamos ainda uma gama exclusiva de experiências para o segmento empresarial e asseguramos para cada projecto condições comerciais especiais.
Quais as vantagens para os colaboradores ao receberem uma experiência como prémio ou presente?
Ao contrário dos bens físicos ou monetários, cujo valor é momentâneo e perecível, as experiências criam um contexto emocional diferenciado e memórias duradouras que se prolongam no tempo. Além disso, podemos personalizar e tornar a oferta especial e única.
Seja para reconhecer momentos especiais, celebrar aniversários ou a antiguidade de colaboradores, fidelizar clientes, promover um produto ou activar uma marca, quando as empresas oferecem uma experiência, oferecem tempo de qualidade para que o beneficiário possa usufruir do que mais gosta.
As nossas experiências garantem total liberdade de escolha, entre mais de 25 mil experiências, de norte a sul de Portugal, incluindo ilhas. A validade de utilização é de três anos e três meses e há possibilidade de trocas gratuitas e ilimitadas. Lançamos, ainda, uma funcionalidade de marcação: pedidos de disponibilidade e reserva online, que torna o processo muito simples e rápido, garantindo uma elevada satisfação para o utilizador.
Qual o perfil das empresas que procuram as soluções da Odisseias?
A nossa carteira de clientes é muito diversificada. Desde empresas unipessoais, a pequenas e médias empresas, passando por marcas multinacionais. Qualquer empresa pode utilizar as nossas soluções.
Trabalhamos em dois grandes eixos: as áreas de Recursos Humanos e employee benefits e os departamentos de Marketing, Comercial e Vendas, para o desenvolvimento de acções dirigidas a clientes ou parceiros de negócio.
Seja para premiar, recompensar e motivar colaboradores, ou para angariação e fidelização de clientes, qualquer empresa que pretenda um presente ou prémio original, inovador, flexível e altamente valorizado, contacta a Odisseias.
Como considera que as empresas têm conseguido ultrapassar os desafios do último ano e manter os colaboradores motivados?
Apesar de todos os desafios, neste último ano verificámos um aumento de procura por parte das empresas. Com o desafio do teletrabalho e com todas as alterações na sociedade, sentimos que as empresas se têm focado no bem-estar das pessoas e na recompensa e valorização das mesmas. O aumento de procura direccionou-se, em especial, para ofertas de aniversário, reconhecimento pela performance e manter a conexão entre equipas. Nesta altura, o foco total é em preparar a celebração do Natal, pelo que já estamos a trabalhar intensamente nos pedidos para as ofertas e presentes para essa época.
Quais as experiências que considera terem sido as mais bem-sucedidas desde o início da Odisseias Business Solutions?
Sem dúvida que foram os produtos que lançámos exclusivos para empresas e os Gift Cards Experiências. Em 2015, lançámos a primeira gama de produtos exclusivos para empresas que tinham como grande vantagem não ter um valor comunicado no mercado. O resultado foi muito positivo e alargámos esta oferta para uma gama de valores mais ampla. Hoje, contamos com uma gama de produtos exclusivos para empresas desde 15,90€.
A solução de Gift Card Experiências trata-se de um voucher com valor que o utilizador pode trocar por qualquer experiência disponível de entre os universos temáticos que trabalhamos: Aventura, Bem-Estar, Gastronomia e Estadias. Oferece total liberdade de escolha e flexibilidade na utilização.
Falou no Natal. Que novidades têm para oferecer às empresas neste âmbito?
Este ano, apostámos muito no Turismo Regional e de proximidade, temos uma colecção de experiências que estão 100% focadas no Turismo Interno. Alargámos a oferta na Colecção de Vinhos, que é um produto muito tradicional e apreciado pelos portugueses. Dispomos, também, de novidades em “Estadias e Experiências para Famílias” e de uma gama de Natal exclusiva, com soluções desde 15,90€.
De qualquer forma, conseguimos sempre apresentar propostas “à medida”, consoante as necessidades e orçamento de cada empresa.
Porque devemos oferecer experiências este ano, mais do que nunca?
Este último ano foi totalmente atípico, e estamos todos ansiosos para voltar a viver a vida e poder vivenciar momentos especiais. Este tipo de oferta, dirigida aos colaboradores de uma empresa, terá ainda mais significado, pois oferecer uma experiência significa oferecer planos para o futuro, tempo para si, um momento para recordar, a oportunidade de concretizar sonhos e aspirações. É uma oferta para começar um novo ano com muito optimismo, apostando sempre, como fazemos na Odisseias, nas experiências que nos permitem viver momentos felizes.
Esta entrevista faz parte do Especial “Benefícios Extra-salariais” na edição de Outubro (n.º 130) da Human Resources nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.