Os salários do sector de Secretarial & Business Support têm vindo a aumentar. São estes os mais elevados

De acordo com uma análise da empresa de recrutamento Michael Page à evolução das tendências do recrutamento para o próximo ano no mercado português, o sector de Secretarial & Business Support, observou nos últimos dois anos, uma mudança de paradigma das funções de suporte, nomeadamente com a adaptação ao trabalho remoto.

Em 2021 assistiu-se a uma crescente especialização dos perfis de secretariado e assessoria, assim como o retorno à necessidade de contratação de funções como recepcionista e Office assistant ou Office managers, devido à reabertura dos escritórios. Na área de Lisboa, constatou-se ainda a crescente necessidade na recente área de paralegal.

A análise indica que relativamente às tendências salariais, nos últimos anos, verificou-se uma crescente procura de perfis e competências administrativas por parte das organizações, justificada pela crescente aposta de empresas multinacionais em Portugal, que têm como referência salarial outros países com índices salariais superiores.

O dinamismo que se tem verificado no mercado de trabalho e a sucessiva escassez de recursos faz com que os salários tenham vindo a subir fruto das novas competências técnicas, comportamentais e experiência profissional.

Em termos de remunerações, como exemplo, a função de secretária de presidência pode auferir até 42 mil euros por ano, seguindo-se a de secretária de administração com um máximo de 38 mil euros por ano.