Oslo é a cidade mais stressante para conduzir na Europa. A segunda é em Portugal

Um estudo da DiscoverCars.com revela que Lisboa é a segunda cidade mais stressante para conduzir, depois de Oslo na Noruega que ocupa o primeiro lugar do pódio. 

A empresa de comparação de aluguer de automóveis testou o ritmo cardíaco dos condutores seleccionados durante uma viagem de 30 minutos pela cidade. Foi também registada a frequência cardíaca em repouso.

Para classificar as cidades, foi atribuído um núcleo às localidades com base na média das frequências cardíacas mais elevadas e mais baixas registadas durante a condução e o repouso, bem como nas BPM subsequentes do condutor. Os números resultantes foram utilizados para criar a classificação. Este número é a sua “Classificação de Stress”.

Como resultado, no estudo descobriu que a frequência cardíaca dos participantes ao volante era das mais elevadas – 104 bpm no ponto mínimo e 134 bpm no ponto máximo.

Em primeiro lugar ficou Oslo, na Noruega, que registou o maior índice de stress total de 37,5. Aqui, a frequência cardíaca mais elevada do condutor foi de 110 bpm.

Como já foi referido, Lisboa está em segundo lugar com uma taxa de stress de 36. A frequência cardíaca do condutor atingiu 134 bpm no seu ponto mais elevado – mas a sua frequência cardíaca era geralmente um pouco mais elevada do que a de alguns dos outros condutores, com um mínimo de 80 bpm em repouso. 134 bpm está dentro do intervalo geralmente considerado normal.

Lisboa tem muitas ruas estreitas, especialmente no centro histórico da cidade, o que pode tornar a condução stressante. Os habitantes locais também dizem que as estradas podem ser sinuosas. Uma viagem de um dia muito popular a partir da capital é o Parque Nacional da Serra da Arrábida, ao qual se chega em pouco menos de uma hora de carro. Uma vez lá, pode desfrutar de um passeio panorâmico pelas montanhas ou relaxar numa das muitas praias.

Dos resultados desta investigação em Lisboa, foram registadas as seguintes estatísticas com os participantes:

  • Batimento cardíaco mais baixo em repouso: 80 bpm

  • Batimento cardíaco mais elevado em repouso: 122 bpm

  • Batimento cardíaco mais baixo em condução: 104 bpm

  • Batimento cardíaco mais elevado durante a condução: 134 bpm

  • Classificação do stress (diferença:) 36

As restantes cidades registadas e classificadas foram:

3. Milão, Itália

4. Londres, Reino Unido

5. Budapeste, Hungria

6. Munique, Alemanha

7. Praga, República Checa

8. Barcelona, Espanha

9. Cracóvia, Polónia

Ler Mais