Para 80% dos líderes, há um elemento crítico na tomada de decisões (mas a maioria não o está a usar)

Actualmente, oito em cada 10 (80%) líderes empresariais dizem que os dados são críticos na tomada de decisões nas suas organizações. A conclusão é do estudo Untapped Data Research da Salesforce.

 

O mesmo estudo revela que 73% dos líderes concorda que os dados ajudam a reduzir a incerteza e a tomar decisões mais precisas em conversas de negócios.

Embora as empresas concordem com as vantagens de utilizar dados, há uma clara desconexão de como os usam na prática. Por exemplo, a maioria das empresas não está a usar realmente os seus dados para tomarem decisões críticas de negócios. Mais de dois terços (67%) dos líderes empresariais não está a usar dados para decidir preços de acordo com as condições económicas, como a inflação. E menos de um terço (29%) está a utilizar dados para a sua estratégia ao lançar-se em novos mercados.

Também existem oportunidades desperdiçadas para as empresas usarem os seus dados para impulsionar valores, quase oito em cada 10 (79%) líderes empresariais não estão a usar dados para informar as políticas de diversidade e inclusão das suas organizações. Apenas 17% dos líderes empresariais estão a usar dados para ajudar a orientar as suas metas climáticas.

Quando integrados e aproveitados correctamente, os dados têm um enorme potencial para gerar eficiência e confiança entre clientes e colaboradores. 72% dos líderes empresariais considera que os dados mantêm as pessoas focadas nas coisas que importam e são relevantes para os negócios e 73% concorda que os dados ajudam a acelerar a tomada de decisões. Dois terços (66%) considera que os dados ajudam a minimizar a influência de opiniões pessoais ou egos numa conversa de negócios.

Os líderes empresariais relatam estar paralisados pelo fluxo de dados, pelo seu conhecimento em como operacionalizá-los melhor e como usá-los para investir estrategicamente no futuro. 41% dos líderes empresarias refere a falta de compreensão dos dados porque são muito complexos ou não são suficientemente acessíveis, um terço (33%) dos líderes cita a falta de capacidade de gerar insights a partir de dados. E quase um terço (30%) está sobrecarregado com a quantidade de dados, que deve duplicar em tamanho até 2026.

Para lidar com essas preocupações, 73% das empresas planeia continuar ou aumentar os gastos com o desenvolvimento de competências em dados e formação para colaboradores.

A Salesforce realizou este inquérito global em parceria com a YouGov, em Setembro de 2022.

Ler Mais