Perdeu os documentos? Mudou de morada? Agora vai poder tratar de tudo na mesma app

Com vista a melhorar a forma como o cidadão e as empresas interagem com o Estado e a Administração Pública, o Governo apresentou 15 medidas para aumentar a simplificação e diminuir a burocracia.

 

Segundo Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização, no primeiro trimestre de 2025, vão ser centralizados na aplicação id.gov todos os cartões que o cidadão necessita regularmente, independentemente de serem emitidos por entidades públicas ou privadas.

Já no segundo trimestre do próximo ano, também na conta id.gov, «os representantes legais de dependentes [vão poder] realizar serviços digitais em nome dos seus dependentes, através da associação dos mesmos à identidade digital do representante». Vão também poder pedir segundas vias de documentos perdidos, extraviados ou roubados “de forma integrada e rápida”, no serviço”perdi a carteira” e será permitida a alteração do centro de saúde e da escola dos educandos quando se procede à alteração da morada em sede de Cartão de Cidadão, para um município diferente do actual.

Recorde-se que, até ao momento, a aplicação móvel id.gov.pt permite guardar, consultar e partilhar documentos de identificação, como o Cartão do Cidadão e a carta de condução, através do telemóvel, ou de outros dispositivos móveis, com o mesmo valor legal.