PHC é a PME onde mais portugueses gostariam de trabalhar. O CEO desvenda como criam uma experiência incrível para trabalhar
Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, foi orador da 21.ª edição da Conferência da Human Resoures e destacou o que é necessário para criar uma experiência incrível para trabalhar.
Por Margarida Lopes | Foto Nuno Carrancho
A PHC Software venceu recentemente o prémio de melhor PME para trabalhar nos prémios Human Resources Portugal e foi considerada a empresa mais feliz para trabalhar.
«Estamos a viver tempos diferentes– começou por salientar Ricardo Parreira – o mundo do trabalho mudou e o caminho é claramente o modelo híbrido, mas para este modelo resultar precisa duma serie de factores conjugados. A PHC está centrada em fazer do híbrido um grande sucesso. Aliás desde que adoptou o híbrido mais de nove em 10 colaboradores identifica-se muito ou muitíssimo com o novo modelo de trabalho».
O CEO da PHC Software constatou que «hoje vive-se a guerra do talento, e é tão importante ter o talento, como ter os melhores clientes e os melhores processos. A PHC Software tem seguido o caminho do bem-estar, oferecendo «condições de topo para rendimento de topo» Estas condições são aquilo que vai tornar o híbrido um sucesso, aquilo que vai construir a best experience at work».
Foi na pandemia que PHC Software chegou no nível de compromisso mais alto de sempre. Ricardo Parreira identificou sete pontos importantes definidos pela tecnológica, que têm levado a níveis de compromisso e engagement nunca antes alcançados. «A PHC Software está no nível de compromisso mais alto de sempre e isso deve-se a estes sete pontos»:
1. A Cultura é a espinha dorsal;
2. Ter um governance adequado;
3. Comunicação transparente e frequente;
4. Condições de trabalho adaptadas;
5. Data driven, medir tudo;
6. Celebrar a cultura;
7. Segurança psicológica;
Além destes pontos importantes, Ricardo Parreira identificou outro. «Para pormos isto tudo em acção, tivemos ao longo de três anos a estudar como o fazer. Fomos a Sillicon Valley estudar o que fazem as melhores empresas lá e chegámos a duas conclusões. A primeira é que o google, o facebook, o pinterest fazem coisas incríveis nas syas instalações. A segunda conclusão é que também podemos fazer em Portugal e durante estes anos a PHC construiu o que se chama House of digital business, que foi planeado para que o espaço se adapte à cultura da empresa e não o contrário».
De acordo com Ricardo Parreira, o House of digital business foi planeado para viver em híbrido, porque já se sabia que o trabalho remoto tem grandes vantagens mesmo antes da pandemia e a PHC Software já tinha política de trabalho remoto antes da pandemia.
«Este espaço foi construído porque este é o caminho que a empresa vê para atrair e reter o melhor talento, best experience at work por uma razão muito importante, porque a felicidade é lucrativa. Investir deste ponto de vista nas pessoas, nas condições de topo para ter rendimento de topo traz resultados incríveis».
Para terminar o CEO deixou uma mensagem: «A PHC Software é uma empresa com 32 anos, há seis anos que bate records de vendas e acredito que é por este ponto. O investimento nas pessoas é um factor crítico de sucesso e hoje o novo mundo que aí vem no modelo de trabalho ainda vai ser mais importante.»