Philip Morris International tem novo CEO

A Philip Morris International (PMI) nomeou Jacek Olczak como chief Executive officer (CEO). O responsável foi também eleito para o Conselho de Administração. Sucede a André Calantzopoulos, que foi nomeado presidente executivo do Conselho de Administração. As nomeações seguem-se ao anuncio da transição na liderança da PMI em Dezembro de 2020.

 

O novo CEO tem 56 anos e iniciou a sua carreira na PMI em 1993. Começou em funções ligadas à área financeira e em cargos de direcção-geral em toda a Europa, incluindo o de director para os mercados da PMI na Polónia e Alemanha e o de presidente para a Região da União Europeia, antes de ser nomeado director financeiro em 2012. Ocupou esse cargo até 2018, ano em que assumiu a direcção de operações (COO) da PMI. Tem um mestrado em Economia pela Universidade de Lodz, Polónia.

De acordo com a Philip Morris International, Jacek Olczak tem sido um motor vital da transformação para uma PMI sem fumo, que teve início com a comercialização do IQOS em Nagoia, Japão, em 2014. Sob a sua supervisão como chief Operating officer (COO), a PMI aumentou a parte das suas receitas líquidas geradas por produtos sem fumo para 28% no primeiro trimestre de 2021.

Além disso, sob a liderança do responsável como COO, a empresa aumentou, até dia 31 de Março de 2021, a cobertura geográfica dos produtos sem combustão e sem fumo da PMI de zero para 66 mercados em cidades-chave ou a nível nacional.

Jacek Olczak afirmou: «Sinto-me honrado e entusiasmado por liderar a PMI à medida que aceleramos a nossa transformação para uma empresa sem fumo. A PMI é uma empresa líder na indústria e na inovação científica e a nossa ambição é que grande parte das nossas receitas líquidas provenham de produtos sem fumo em 2025. O portfólio de produtos que estamos a desenvolver irá impulsionar o nosso futuro a longo prazo. Apoiar-nos-emos na nossa investigação científica e no desenvolvimento de conhecimento, utilizando as nossas capacidades coletivas e criatividade para inovar para além do portfólio existente e explorar novas áreas de desenvolvimento do negócio.»

Ler Mais