PIB cresce 1,5% no segundo trimestre

A economia portuguesa alcançou um resultado semelhante ao registado nos primeiros três meses de 2015. Este crescimento deve-se sobretudo ao investimento via stocks.

Os dados divulgados esta sexta-feira, 14 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o produto interno bruto (PIB) português registou uma variação homóloga de 1,5% no segundo trimestre de 2015, um valor que replica a variação registada entre Janeiro e Março.

No comunicado divulgado, o INE destaca que este resultado foi conseguido graças à aceleração da procura interna, principalmente do investimento. Neste caso específico, terão sido os stocks (variação de existências) os principais responsáveis pelo crescimento. Depois de terem contraído no trimestre anterior, os stocks registaram uma variação positiva entre Abril e Junho.

Face à evolução registada no trimestre anterior, o PIB cresceu 0,4% – um valor igualmente semelhante ao dos primeiros três meses do ano, resultado para o qual a procura externa continuou a dar um contributo negativo.