Pior do que não ter amigos no trabalho, sente-se posto de parte? Não desespere e faça isto

Não é preciso ter grandes amigos de trabalho, mas as relações significativas com as pessoas com quem se trabalha são importantes. Tal como muitos problemas no local de trabalho, ajuda saber que não se está sozinho. Até porque a solidão contínua no local de trabalho pode manifestar-se nas interacções profissionais, bem como nas vidas pessoais. Kathleen Davis, apresentadora do podcast The New Way We Work, partilha com o Fast Company o que fazer nestes casos.

 

Grande parte da vida é passada no trabalho e, mesmo não estando fisicamente presente, é algo que ocupa espaço mental. Naturalmente, todos os profissionais querem sentir que pertencem e são acarinhados.

Se um profissional se sente posto de parte, a especialista recomenda comunicar mais com a chefia. «Realce o trabalho que está a fazer e faça pontos de situação com maior regularidade. Pode até dizer explicitamente que deseja ser considerado para mais responsabilidades.»

Uma vez que não se trata de desempenho no trabalho, sentir-se excluído no geral pode até parecer que está de volta à escola. A situação pode ser ainda pior para os colaboradores remotos que sabem que estão a perder aqueles pequenos momentos informais de conversa antes das reuniões ou no corredor.

A solução para não se sentir posto de parte passa por algo “simples”: o esforço tem de partir de si. Se quiser ter uma melhor relação com os colegas de trabalho comece por modelar o comportamento que gostaria de ver. Verifique como estão, pergunte sobre as suas famílias, elogie-os ou agradeça em reuniões, partilhe crédito e ideias. Os bons colegas de trabalho começarão a retribuir e com o passar do tempo irá sentir que o local de trabalho é um pouco menos solitário.

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