Porque deve ter em conta a inteligência emocional

Na hora de avaliar um candidato o mais comum é olhar para o currículo, a experiência, a formação e a capacidade de trabalho. Mas talvez devesse começar a olhar para uma competência “soft” que ultrapassa tudo isso: a inteligência emocional.

 

Como é que se avalia este tipo de característica? Pode, por exemplo, escutar como o candidato responde a cada questão: demoram tempo a “digerir” as perguntas ou dão respostas imediatas e descritivas? São ouvintes activos? Parecem honestos? Admitem abertamente as suas fraquezas? Colocam dúvidas? Colocados perante um problema prático, respondem apenas à questão ou explicam o que fariam e como isso afectaria a empresa?

Mas, no fundo, porque é que a inteligência emocional interessa? Porque as pessoas muito inteligentes emocionalmente apresentam, na maioria dos casos, as seguintes características:

1-Têm grande potencial

As pessoas com este tipo de inteligência têm grandes possibilidades de se tornarem nos futuros líderes. Isto porque apresentam as características que os bons líderes possuem: são espertos, empáticos, tomam as melhores decisões, são humildes e conscientes. Para além disso, são curiosos e querem sempre aprender mais e melhorar.

2-Realizam bons negócios

Estes colaboradores ouvem, digerem e tentam compreender todas as situações antes de reagir. Ou seja, processam a informação a oferecer de maneira mais efectiva, valorizam os conselhos e fazem uma ligação emocional a cada decisão que tomam – consideram o impacto que poderá ter em toda a gente envolvida.

Por tudo isto, vão fazer o possível para deixar o cliente satisfeito, o que, nos dias de hoje, pode ser decisivo. Pois a má reputação circula muito mais rapidamente do que a boa.

3-Atraem outros bons candidatos

Estas pessoas investem, normalmente, nas suas carreiras e querem ser verdadeiramente grandes. E aqueles que querem ser bem sucedidos na carreira associam-se a si próprias aos que são ou serão bem sucedidos. Por isso, podem servir como uma espécie de íman para os colaboradores com uma progressão na carreira semelhante.

4-Sabem colocar água na fervura

Como já foi referido, as pessoas inteligentes emocionalmente são muito auto-conscientes. São capazes de impedir uma reacção a quente e criam empatia com outros para evitar as irritações que possam ter. Seja com quem for, ter alguém que consiga colocar água na fervura na equipa ajuda a resolver os problemas eficazmente.

Fonte: Success Magazine

 

 

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