Porquê optar pelo trabalho flexível?
O trabalho flexível é cada vez mais desejado pelos colaboradores. Oito em cada dez trabalhadores em todo o mundo recusaria mesmo um emprego que não oferecesse trabalho flexível. Mas porquê? A IWC identifica quatro benefícios.
De acordo com a mais recente pesquisa global de Espaço de Trabalho do IWG, na última década 85% das empresas introduziram uma política de espaço de trabalho flexível ou estão a planear adoptar uma.
No entanto, enquanto a adopção desta política parece estar a bom ritmo, as conversas em torno dos benefícios da mesma parece estar focada apenas no compromisso mínimo que oferece às empresas, através de arrendamentos de curto prazo.
Embora esta seja uma consideração importante a ter em conta, existem outros benefícios do espaço de trabalho flexível que são negligenciados, aqui ficam quatro.
Minimizar o risco
Uma das principais vantagens do espaço de trabalho flexível centra-se na oferta de espaços de escritório capazes de atender a diferentes necessidades de negócio, desde entrar em mercados estrangeiros até manter as operações em tempos de crise.
A escolha de um espaço de trabalho flexível permite que as empresas assinem e ampliem contratos e os acabem, se necessário. Desta forma, os espaços de trabalho flexíveis ajudam as empresas a atingir os seus objectivos estratégicos, ao mesmo tempo que reduzem os custos associados ao crescimento e à expansão.
Espaço de escritório personalizado
Ao olharmos para a forma como o espaço de trabalho flexível se pode encaixar na estratégia global de uma empresa, também é importante pensar que estes espaços de escritório podem ser adaptados às necessidades de um negócio. Isto significa que são completamente personalizáveis e permitem que as empresas criem o seu próprio escritório, sem ter custos elevados normalmente envolvidos na compra de propriedade comercial permanente.
Uma solução sustentável
Um espaço de trabalho flexível proporciona o equivalente a um escritório de car sharing. Isto significa que, em vez de investirem em espaços comerciais permanentes, que podem ser demasiado grandes para as suas necessidades, as empresas optam por trabalhar em conjunto com outras, maximizando o espaço em locais urbanos centrais já construídos.
Além disso, quando se olha para fora das cidades, em locais suburbanos, os espaços de trabalho flexíveis também combatem as alterações climáticas, reduzindo os tempos de deslocação. Ao optarem por operar a partir de um espaço de trabalho flexível, as empresas podem reduzir o seu impacto negativo no ambiente.
Recuperação da crise
O espaço de trabalho flexível oferece uma solução prática para as empresas, evitando o tempo de inactividade inesperado causado por condições climáticas extremas ou outros desastres. Eventos como estes podem ser dispendiosos para as empresas, especialmente quando obrigam ao encerramento dos seus escritórios principais.
Espaços de trabalho flexíveis podem ajudar a minimizar essas perdas, oferecendo soluções práticas e dinâmicas durante os períodos de recuperação do negócio. Estes oferecem um espaço a partir do qual a continuidade do negócio pode ser garantida, apesar de episódios inesperados que estão fora do controlo de uma empresa.