Portugal é um dos países com os rendimentos mais baixos na União Europeia

Em 2019, o rendimento anual médio líquido (em paridade de poder de compra) em Portugal era de 13.727 euros, o sétimo mais baixo da União Europeia. Os dados são do Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal, um relatório anual da Fundação José Neves que pretende promover a discussão pública das debilidades e oportunidades da educação e do sistema de desenvolvimento de competências em Portugal. Vai ser hoje, a partir das 15h, e pode assistir em directo.

 

Os portugueses com o ensino básico e secundário tinham um rendimento médio de 10.976 e 13.612 euros respectivamente (o 10º mais baixo entre os 27 países membros).

Já com o ensino superior o rendimento médio não ultrapassava os 19.755 euros (o oitavo mais baixo na União Europeia).

O relatório indica ainda que em 2019, o rendimento médio dos trabalhadores portugueses com educação superior era menor do que o dos trabalhadores com o ensino secundário em 13 países da União Europeia (Itália, Chipre, Irlanda, Finlândia, França, Malta, Bélgica, Holanda, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Luxemburgo) e do que os trabalhadores menos qualificados em 5 países da União Europeia (Finlândia, Áustria, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo).

Assista aqui

Ler Mais