Portugal mal preparado para a nova lei de Protecção de Dados

Portugal é um dos países em que os profissionais de tecnologias da informação (TI) estão menos preparados para receber o novo Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD), a menos de nove meses da sua introdução, avisa um novo estudo feito pela Kaspersky Lab.

 

A preparação de Portugal (26%) é apenas superior ao da Noruega (25%) e da Bélgica (18%). Os países da Europa mais bem preparados são o Reino Unido (82%), França (82%), Alemanha (84%), Itália (85%) e Espanha (84%).

Além da falta de preparação, os profissionais de TI admitem ter pouco conhecimento do que este, de facto, implica. Na Bélgica, 32% afirma não possuir qualquer conhecimento para além do nome e 16% admite não ter conhecimento do regulamento, de todo.

O cenário é mais positivo no “top cinco” da UE. Quatro em cada cinco inquiridos no Reino Unido (82%), França (82%), Alemanha (84%), Itália (85%) e Espanha (84%) afirmou que as preparações estão encaminhadas. Por outro lado, os inquiridos admitiram pouca preparação na Dinamarca (29%)Portugal (26%), Noruega (25%) e Bélgica (18%). Um em cada cinco (19%) profissionais de TI belgas não tem a certeza se as preparações na sua empresa sequer começaram.

O mau cumprimento deste novo regulamento, que entra em vigor a 25 de Maio de 2018, pode levar a multas pesadas e perda de reputação no sector. Isto torna os resultados deste estudo preocupante. «Muitas empresas estão a colocar-se a si próprias e aos seus clientes em risco ao não adoptarem medidas vitais neste momento na forma como a informação pessoal é recolhida e protegida. A boa notícia é que muitas empresas estão já a praticar boas medidas de gestão de dados, portanto, apesar de parecer uma tarefa gigantesca, muito do trabalho de base já está feito para garantir total conformidade com o regulamento a 25 de Maio de 2018», comentou Alfonso Ramirez, director-geral da Kaspersky Lab Iberia.

O estudo foi feito junto de mais de 2 mil decisores de TI em organizações com mais de 50 colaboradores. Foi levado a cabo em 11 países europeus, incluindo o Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega.

Veja também estas notícias.

Ler Mais