Portugal tem quase um milhão de estrangeiros residentes. 400 mil são oriundos deste país

Os estrangeiros a viver em Portugal passaram dos 781.915, no final de 2022, para actuais os 980 mil. Quase 400 mil brasileiros vivem legalmente em Portugal e representam cerca de 40% da população estrangeira, revelou o SEF, avançando que, só este ano, aproximadamente 150 mil adquiriram um título de residência no país.

 

Os dados provisórios do SEF indicam ainda que residem actualmente no país cerca de 980 mil cidadãos estrangeiros com autorização de residência, estando incluídos os títulos atribuídos no âmbito do portal da CPLP e as protecções temporárias concedidas a refugiados ucranianos.

Numa resposta enviada à Lusa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) precisa que 393 mil cidadãos brasileiros residem em Portugal, com maior incidência nos concelhos de Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Braga.

No final de 2022 viviam no país 239.744 brasileiros, significando que só este ano esta comunidade aumentou cerca de 36%, sendo cerca de 153 mil aqueles que adquiriram uma autorização de residência desde Janeiro.

O SEF justifica este aumento com a criação, em Março, de um novo modelo de concessão de autorizações de residências a cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo sido criado um portal específico para atribuição destes títulos.

Ler Mais