Portuguesa Aquinos compra congénere francesa
O produtor de sofás e colchões Aquinos Group concluiu a compra da sua congénere francesa Home & Furniture (H&F), reforçando a sua liderança europeia.
A multinacional, sediada em Tábua, Coimbra, explica que adquiriu a totalidade do capital da H&F através da sua holding francesa Aiguille Rouge e prevê ultrapassar já em 2019 a barreira dos 300 milhões de euros de facturação.
O Aquinos, que já desenvolvia negócios com mais de 30 países, reforçou assim a sua posição na Europa, uma vez que a H&F está presente em França, Polónia, China e Hong Kong e exporta para 15 países através de várias subsidiárias (Pole-Position, Sofibo France, Sofibo China, Intertrend Polska e a de comércio online Soliving.fr), tendo facturado no ano passado cerca de 100 milhões de euros.
Com esta aquisição, a empresa «prossegue o caminho delineado na sua estratégia de crescimento internacional, assente na sua presença física nas geografias e mercados mais relevantes para o seu negócio», garante o chairman e CEO da Aquinos, Carlos Aquino.
O gestor considera ainda que esta compra também vem contribuir para «impor a Aquinos Group como um dos mais prestigiados players no mercado mundial do sector», uma vez que 90% das vendas são realizadas no mercado externo.
O grupo português, que, através da holding Aiguille Rouge, detém já há vários anos a sociedade francesa JP Gruhier dedicada à produção de sofabeds, emprega actualmente mais de 3200 trabalhadores directos distribuídos entre Portugal, França, Polónia, China, Hong Kong e Brasil.