Portugueses com menos confiança na evolução do desemprego

O inquérito de confiança dos consumidores do Instituto Nacional de Estatística mostra que, apesar da ligeira melhoria das perspectivas neste ponto, a confiança na recuperação do mercado de emprego ainda pesa no índice geral.

1Desemprego_edit

O Instituto Nacional de Estatística, no seu Inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores, mostra que o índice de confiança dos portugueses em relação à evolução de desemprego nos próximos 12 meses registou uma melhoria em Dezembro para os 13,7 pontos face a 12,8 pontos de Novembro, depois de um recuo no mês anterior.

Contudo, sublinha o INE, este permanece significativamente abaixo da média da série, de 43,2 pontos, e é um dos subindicadores que mais pesa no indicador geral de confiança dos consumidores, a par do pessimismo com a situação da economia nacional.

Mesmo assim, o indicador de confiança dos consumidores manteve-se estável em Dezembro, atingindo o valor mais elevado desde Maio de 2002, nos -22,3. Este resultado interrompe a acentuada tendência ascendente registada desde o início de 2013.

Já o indicador de clima económico diminuiu ligeiramente em Novembro e Dezembro, após estabilizar no máximo desde Julho de 2008.

Ler Mais