Portugueses revelam interesse acima da média por este tema, mas não sentem à vontade para falar dele

O Money Management Pulse da Klarna revela que 79% dos portugueses tem um elevado interesse em finanças, um valor acima da média global de inquiridos (70%), e só ultrapassado pelos inquiridos da Grécia (85%). Mas, mais de metade dos portugueses inquiridos (52%) não se sente confortável em falar sobre finanças.

Valores que se acentuam com as diferenças geracionais: apenas 27% dos Baby Boomers sente-se confortável a falar sobre o tema vs 66% da Geração Z. A nível global, a maioria dos inquiridos sente-se à vontade para falar sobre dinheiro, mas ainda existe um grupo significativo que não o faz.

O relatório mostra também que, em muitos países, o género tem um maior impacto do que a idade no que concerne ao interesse pelo tema das finanças pessoais. Homens expressam maior interesse em finanças pessoais do que as mulheres, com uma diferença mais acentuada na Suécia. Os únicos países onde as mulheres expressam um interesse maior do que os homens são Noruega, Portugal e Grécia.

Um dos novos insights do relatório deste trimestre prende-se com as fontes de informação, numa altura em que as redes sociais influenciam muitos aspectos da vida da maioria das pessoas, não é surpresa que sejam uma fonte comum de acesso a informações sobre finanças pessoais. No entanto, existem diferenças acentuadas por país, com 40% dos americanos inquiridos a referir que procura saber junto de influenciadores de redes sociais informação sobre o tema vs 15% dos portugueses, que preferem recorrer a livros e revistas especializadas no tema das finanças pessoais (23%).

À semelhança do trimestre anterior, o dinheiro é a forma de pagamento cada vez menos preferencial, com apenas dois dos 18 países inquiridos a preferi-lo como forma de pagamento. Com a inovação a introduzir novos hábitos de pagamento, é notória a crescente preferência da Gen Z pelas formas de pagamento digitais e mobile: 48% dos inquiridos da Gen Z já estão a fazer os seus pagamentos através de dispositivos móveis.

Comparando os dados dos dois trimestres (Q1 2023 vs Q2 2023), em Portugal há um crescimento na preferência de pagamento através do telemóvel (25% vs 31%), com o pagamento através de cartões físicos a cair (53% vs 47%).

No que toca ao futuro, tal como no anterior trimestre, a maioria dos países mostra-se optimista, com apenas os inquiridos da Áustria e República Checa a considerarem que as suas situações financeiras serão piores daqui a um ano. No que toca a Portugal, 44% dos inquiridos acredita que a sua situação financeira será melhor daqui a um ano vs 19% que pensa o contrário. Apesar da actual situação económica a nível global, em todos os países e gerações, a grande maioria dos consumidores poupa dinheiro de forma consistente (oito em cada 10), com as greações mais jovens a mostrarem mais proactividade (em Portugal, 88% da Gen Z e 89% dos Millenials revelam que poupam dinheiro).

O Money Management Pulse, analisou os principais hábitos de consumidores de 18 países, incluindo Portugal, no que toca à gestão das finanças pessoais no dia-a-dia.

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