Pós-férias: 5 dicas para um regresso produtivo

O regresso ao trabalho após uma merecida pausa para férias pode causar algum stress e ansiedade. Miguel Santos, managing partner na IMBS, deixa recomendações para minimizar esse impacto. 

Por Miguel Santos, managing partner IMBS

 

Se, para alguns, regressar ao trabalho depois das férias significa voltar de energias renovadas, para outros, este regresso dá lugar a ansiedade e stress, muitas vezes difícil de controlar. Quer seja pela quantidade de e-mails por ler, pela pressão de estar a par do que aconteceu ou pela lista de tarefas acumuladas, importa perceber como podemos minimizar este impacto, garantido um regresso mais tranquilo e produtivo.

Seja qual for a situação em que se encontra, existem alguns passos que se podem tomar, com estratégias simples, para um primeiro dia de regresso eficiente:

Comece o dia mais cedo
O primeiro passo é tão simples como tentar ir para a cama cedo, na noite anterior, de forma a começar o dia seguinte mais cedo do que o habitual. Isto vai permitir que consiga situar-se e familiarizar-se com as suas tarefas pendentes, antes da correria do dia-a-dia e do contacto com os seus colegas, clientes e chefes.

Coloque-se a par do que aconteceu
Antes de mergulhar nos e-mails, projectos e tarefas, coloque-se a par de tudo o que aconteceu enquanto esteve fora. Fale com os seus colegas e perceba se existiram mudanças ou novidades relevantes. Isto fará com que entre no ritmo e tenha uma ideia geral, antes de passar para o detalhe.

Não se perca nos e-mails
É muito fácil ficar preso aos e-mails recebidos enquanto esteve ausente. Perceba quais são urgentes para responder no imediato e se é extremamente necessário responder a tudo de uma só vez. Organize-se para colocar e-mails em dia, mas garanta que não usa todo o seu tempo a responder a e-mails. Pode, por exemplo, definir um tempo nos dias seguintes para responder a mensagens menos importantes.

Não encha o seu dia de reuniões
É impossível fazer tudo ao mesmo tempo. Tente não encher o seu primeiro dia com reuniões e deadlines, pois isso só o irá deixar mais atrapalhado e atarefado, impossibilitando dar seguimento a tarefas pendentes e verdadeiramente importantes. Idealmente, deixe o primeiro dia livre.

Planeie os seus dias e mantenha o foco
É normal existirem inúmeras distracções no primeiro dia de regresso. Deixe as fotografias e as novidades pós-férias para o almoço. Depois de se manter a par de tudo e perceber o que é mais importante e urgente, faça uma lista de tarefas e organize-se por prioridades, tanto para o primeiro dia, como para os dias seguintes.

Ler Mais