Precisa melhorar a experiência do colaborador e a gestão do trabalho remoto? Este guia ajuda (e a apresentação é esta semana)

Depois de três anos da “adopção forçada” do trabalho remoto, muitos trabalhadores que nunca o haviam experimentado, passaram a desejá-lo, outros a odiá-lo e os profissionais e empresas a precisar saber acomodá-lo. Por algumas empresas o terem “experimentado” sem saber implementá-lo convenientemente, acabaram por ter efeitos perversos, e “voltaram” ao presencial. O livro “Trabalho remoto e experiência do trabalhador” pretende ser «um guia do que se deve atender quando se equaciona a possibilidade de as pessoas poderem trabalhar remotamente».

 

O livro coordenado por Isabel Moço, coordenadora e professora da Universidade Europeia e Helena Santos, directora de Pessoas e Cultura na Drive on Holidays (Grupo SIMPAR), explora as principais orientações e práticas da Gestão de Pessoas, abordados desde a sua integração com a estratégia empresarial até aos modelos alternativos de trabalho, com foco especial no regime de trabalho remoto. Assim, foca essencialmente os seguintes temas:

· Tendências na Gestão de Pessoas – Tópicos como a gestão da diversidade e inclusão, o uso estratégico da tecnologia na gestão de talentos e a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal para o bem-estar dos trabalhadores, numa aplicação ao formato de trabalho.

· Regimes alternativos de trabalho e formatos de trabalho remoto – Evolução e contornos dos regimes alternativos de trabalho, com foco especial no trabalho remoto. O conceito de trabalho remoto, as suas diversas modalidades, bem como as vantagens e desafios, tanto na perspectiva dos trabalhadores quanto das organizações. As implicações da adopção do trabalho remoto na Gestão de Pessoas.

· A experiência do trabalhador na óptica do trabalho remoto – Baseado no modelo da experiência do trabalhador, explora-se toda a jornada do trabalhador remoto, com orientações para o gestor de Pessoas. É uma parte dedicada a entender a experiência dos trabalhadores em regimes remotos, explorando todos os “pontos de interacção trabalhador-gestão de pessoas”, desde a atracção e captação de talentos, passando pelo processo de acolhimento (onboarding), integração, estratégias de desenvolvimento e gestão do desempenho à distância, reconhecimento e recompensas, papel do bem-estar e saúde, compromisso, entre outros, incluindo a fase de desligamento (offboarding).

· A importância de uma Gestão de Pessoas eficaz para o sucesso organizacional, independentemente do regime de trabalho adoptado.

 

«Este livro pretende ser como um apoio aos gestores de pessoas, deixando um conjunto de condições que devem ser atendidas para que a prestação de trabalho em contexto remoto seja um compromisso entre trabalhador e empregador, gerador de satisfação e resultados para a organização», lê-se em comunicado.

A obra será apresentada esta quarta-feira, dia 25 de Outubro, por Pedro Ramos, presidente da Associação de Gestão de Pessoas, no Campo pequeno às 18h30.

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