Precisa recrutar para a época natalícia? Saiba o que os candidatos estão à procura
O Natal aproxima-se e, com ele, os empregadores do sector do retalho começam a debatem-se com a necessidade de atrair colaboradores para corresponder à crescente procura dos consumidores. Um estudo do ManpowerGroup revela as preferências dos candidatos no momento de escolher o local de trabalho.
De acordo com os dados recolhidos, a flexibilidade laboral e a reputação da marca são cada vez mais valorizados. No sector do retalho, em particular, para além da flexibilidade, os colaboradores sentem-se atraídos por pacote de regalias interessantes e pela possibilidade de progredir na carreira e ter um vencimento maior.
A análise revela ainda que os factores que motivam a forma como os candidatos querem trabalhar são uma combinação de circunstâncias, atitudes e aspirações. E que embora os candidatos ainda valorizem, em primeiro lugar, o salário e o tipo de trabalho, a flexibilidade laboral é o segundo factor mais relevante para quem prefere modelos de trabalho alternativos.
Outra das conclusões do estudo mostra que para os trabalhadores sazonais, a motivação também está relacionada com a localização geográfica. Já para candidatos que procuram um projecto de trabalho a longo prazo, a possibilidade de progressão surge logo depois do vencimento e do tipo de trabalho como principal motivação, sugerindo que a carreira profissional ainda é um fator importante para estes candidatos.
Para perceber a forma como os trabalhadores querem trabalhar, a ManpowerGroup perguntou a 18 mil candidatos da força de trabalho, entre os 18 e os 65 anos, de 24 mercados de trabalho influentes em todo o mundo, o que valorizavam mais no processo de procura de emprego.