Pretende ir trabalhar para fora de Portugal? Saiba que na Escócia estão à procura (entre outras coisas) de fluentes em português

Dados estatísticos da SDS, Skills Development Scotland, mostram que a escassez de talento não é um tema exclusivo de Portugal e constitui uma das principais preocupaões das empresas escocesas. Elevados níveis de inactividade económica, o Brexit e desafios demográficos são as principais causas apontadas pelas empresas.

 

No primeiro semestre deste ano, 35.2% das empresas revelaram sentir falta de mão-de-obra, sobretudo devido à ausência de competências ou experiência adequadas e em alguns casos as elevadas expectativas salariais. Um dos sectores mais afectados é o Alojamento e Restauração, sendo que duas em cada três empresas do ramo não conseguem preencher as vagas disponíveis.

Assim não é de estranhar que a procura de colaboradores qualificados tenha ido além-fronteiras e as empresas escocesas estejam à procura de Portugueses.

Se gostava de ir viver – e trabalhar – para o país dos kilts e do whiskey, espreite aqui algumas oportunidades disponíveis.