PRIO: Saber receber e ajudar a crescer
Apostada tanto em captar como em reter talento, a PRIO não só se empenha em escutar ideias no dia-a-dia, como investe no desenvolvimento de competências ao longo da carreira. E valoriza inclusive as entrevistas de saída, considerada uma fonte de insights valiosos.
Empresa criada com capital 100% nacional, a PRIO sabia desde a primeira hora que, para vencer num sector em transformação como o da energia, teria de primar pela diferença e pela inovação. A necessidade de constante aprendizagem faz parte do seu ADN desde o início.
Além de uma rede de retalho pelo país, a PRIO conta com um centro de produção próprio e toda a parte administrativa e de serviços, o que leva a que as necessidades de contratação sejam diversas: são vários os know-hows que coabitam na empresa, e o primeiro grande desafio de qualquer onboarding é transmitir quem são enquanto organização, o que fazem e o que os move enquanto PRIO, considerando estas áreas tão diversas, todas a trabalhar para o mesmo objectivo.
Detalhar um pouco mais o processo de welcoming pode ajudar a perceber o reforço de identidade PRIO que trazem, desde o primeiro dia de onboarding: integram visitas organizadas ao Complexo Novas Energias, que inclui a fábrica de biodiesel e o terminal de armazenagem de produtos, proporcionando também interacções com as diferentes áreas de negócio. Isso proporciona aos novos colaboradores uma visão integrada e prática das operações da empresa, facilitando a sua adaptação.
«O nosso modelo de onboarding é composto por quatro fases: a 1ª fase, “Olá PRIO”, acolhe os novos colaboradores nos primeiros dias na organização; a 2ª fase, “Conhecer PRIO”, que decorre até dois meses após a admissão, inclui visitas ao Complexo de Novas Energias e aos diversos negócios, proporcionando uma visão ampla da organização; a 3ª fase, “Aprender PRIO”, foca-se em aprofundar o conhecimento da área específica de cada colaborador; e, por fim, a 4ª fase, “Próximos Passos PRIO”, que acontece após seis meses de integração, onde realizamos follow-ups, recolhemos feedback e integramos sugestões de melhoria », detalha Joana Couto, directora de Recursos Humanos da empresa.
Além disso, é disponibilizado acesso a recursos de bem-estar, que promovem o equilíbrio físico e emocional dos colaboradores, garantindo um apoio completo durante todo o primeiro ano de integração.
O “CARIMBO” PRIO
A aposta consiste desde logo em formar os colaboradores para que estejam alinhados com os valores da PRIO enquanto marca e, igualmente, para que estejam actualizados sobre tecnologias e práticas sustentáveis, implementando-as diariamente. O processo de integração é desenhado para garantir uma rápida adaptação, com foco na eficiência e adequação às funções e ao sector, sempre com o “carimbo” PRIO.
«Os nossos objectivos estratégicos são um dos pilares do nosso onboarding, com especial destaque para a sustentabilidade e a transição energética. Para nós, não são apenas palavras; fazem parte do core do negócio», garante a directora de Recursos Humanos. Desde o primeiro dia, os colaboradores entendem que estão numa organização cada vez mais focada na economia circular e em soluções verdes e sustentáveis.
Actualmente, a empresa está ainda mais comprometida com a sustentabilidade, desenvolvendo uma série de acções de formação que a torna consequente nesse compromisso. Iniciativas como as formações em Compras Sustentáveis e PRIO TEM – Transição Energética e Mobilidade são exemplos claros de como querem capacitar os colaboradores a integrar estes valores no seu dia-a-dia profissional.
ADAPTAÇÃO E EQUILÍBRIO
«É possível que num outro tempo, e nalgumas empresas, um único formato de onboarding servisse para todas as gerações e funções. No nosso caso há especificidades que fazem com que, desde o primeiro momento, esse modelo único nunca tivesse feito sentido. Na PRIO temos bem presente a ideia que a diversidade nos dá, acima de tudo, diferentes perspectivas, que vão ser uma ajuda na melhoria e resolução de problemas. Há, obviamente, pontos de contacto comuns a todos os nossos colaboradores, mas sabemos que alguém que começou agora a carreira é diferente de alguém com décadas de experiência. Tal como as nossas vidas, também as nossas carreiras passam por diferentes fases e o que procuramos é valorizar a aprendizagem, a vontade de crescer connosco, esse crescimento conjunto será positivo para todos», afirma Joana Couto.
«Creio que a melhor forma de resumir o desafio de um onboarding adequado é este equilíbrio entre transmitir o que é a cultura organizacional que vão integrar, e os desafios específicos que vão enfrentar, tudo isto tendo em conta, dentro do possível, as expectativas de quem chega. De resto, questões como maior flexibilidade, mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bons ambientes de trabalho, colaborativos, são pontos tão importantes como o pacote de salários e benefícios. Também tomamos isso em conta na hora de escolher as nossas pessoas», conclui a directora de Recursos Humanos.
Colaboradores bem integrados e motivados beneficiam o negócio. Por isso, é fundamental ouvi-los, o que na PRIO é feito de várias formas: em equipa, através de inquéritos e em reuniões individuais. Projectos como a instalação de painéis solares no Complexo de Novas Energias nasceram exactamente de sugestões dos colaboradores. «Além de escutarmos as ideias regularmente, também valorizamos o que nos é transmitido nas entrevistas de saída, uma fonte de insights valiosos que complementam a nossa abordagem», revela Joana Couto.
A PRIO também adopta abordagens diferenciadas para o inboarding, tendo em conta as particularidades de diferentes departamentos e funções. “Reconhecemos que as exigências variam consoante a área de actuação e tal exige abordagens diferenciadas. Procuramos adaptar cada programa ao departamento e também aos seus membros, de forma aos programas serem o mais personalizados possível.”
O FUTURO DENTRO DE CASA
A PRIO investe fortemente no desenvolvimento de competências ao longo da carreira, por ser uma mais-valia para as pessoas e para a empresa. É importante saberem que podem aprender, crescer na empresa e desenvolver as suas capacidades e ferramentas.
O papel das lideranças é também parte essencial do processo de integração. «Liderar pelo exemplo sempre foi o nosso objectivo no sector, e é também o nosso objectivo interno, garantindo uma integração suave e acolhedora, mas com uma base factual», revela Joana Couto. «Os líderes PRIO desempenham um papel crucial no onboarding, e esforçamo-nos por prepará-los para transmitir empatia e comunicação positiva, apoiando os novos colaboradores desde o início. Participam em processos de mentoria e formação, desenvolvendo as soft skills essenciais à liderança. Esta aposta contínua permite ter líderes capacitados para formar e incentivar novos talentos.» Além disso, contam com a plataforma online “Saber +”, que oferece um vasto catálogo de conteúdos formativos transversais, reforçando o acesso democratizado à formação em toda a organização.
E há um adicional interessante: existem pessoas, hoje em cargos de chefia e administração, que construíram grande parte da sua carreira e crescimento dentro da PRIO. A campanha digital “Pessoas com Futuro” reflecte essa realidade, mostrando os caminhos evolutivos disponíveis para quem deseja crescer e contribuir. Vai além das palavras e evidencia as oportunidades concretas que oferecem.
OS EXPERIENTES TAMBÉM EVOLUEM
«Procuramos não só captar talento, mas também retê-lo. Identificamos as necessidades tanto através de métodos mais formais, como ferramentas de gestão de desempenho, onde analisamos as necessidades funcionais, como através de abordagens mais informais, como o feedback directo dos colaboradores. Estes processos permitem-nos alinhar os objectivos de negócio com as oportunidades de formação, ampliando o talento dos colaboradores e proporcionando-lhes as ferramentas para crescerem connosco», afirma Joana Couto.
«Preocupamo-nos genuinamente em oferecer oportunidades reais de evolução de carreira às nossas pessoas, sejam elas mudanças laterais ou verticais dentro da organização. Reconhecemos que o desenvolvimento profissional é uma prioridade, e acreditamos que este seja o momento certo para adoptar um modelo de gestão de carreiras mais estruturado, com o objectivo de apoiar o crescimento dos nossos colaboradores.»
» Joana Couto, directora de Recursos Humanos da PRIO
Este artigo faz parte do Especial “Onboarding e inboarding” publicado na edição de Outubro (n.º 166) da Human Resources.
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