Procura emprego em tecnologia? Esteja preparado para responder a estas perguntas
Foi chamado para uma entrevista de emprego no sector da tecnologia, quer fazer a diferença e garantir que a vaga é sua? Prepare-se, antecipando as perguntas do recrutador, e tenha as respostas na ponta da língua.
Para facilitar o processo, os responsáveis de recrutamento da Pipedrive – Inês Louro (Product Design Team lead), Bruno Domingos (lead Product manager) e Nuno Silva (Engineering manager) – revelam algumas das perguntas incontornáveis nesta área.Tome nota:
1. Que decisões toma? Que processos costuma utilizar?
O objectivo desta questão é aferir se o candidato consegue tomar decisões sozinho ou se procura o apoio de outras pessoas
2. O que é um bom e um mau produto?
Desta forma, o empregador poderá perceber o que é que a pessoa valoriza num produto e qual a relação que desenvolve com o mesmo. Com a premissa de que não existem respostas certas ou erradas, o grau de incerteza na resposta também permite saber mais sobre a personalidade e confiança do entrevistado.
3. Como garante a qualidade do software que desenvolve?
Pretende-se perceber qual a estratégia do candidato: se faz testes ou não, de que tipo, qual a estratégia que usa para acautelar problemas e como assegura que aquilo que entrega aos seus clientes tem boa qualidade.
4. Qual é o pior projecto onde esteve e do qual se orgulha menos? Se fosse hoje, o que faria de diferente?
Esta é uma boa forma de perceber o caminho do candidato até então e a forma como vê os obstáculos, o que o impede de ser bem-sucedido e o que é um projecto bem-sucedido para ele. Assim, o recrutador consegue ver se existe quer humildade, como consciência de que todos cometemos erros.
5. Quando é que começa a ser envolvido no processo de design?
Segundo os especialistas, esta é uma pergunta obrigatória para qualquer designer: saber porque é que está a desenvolver o que seja, sempre com base em data ou factos e não suposições. A resposta deve focar-se no cuidado com o utilizador, através de processos e de constante validação.
6. Que metodologia de trabalho utiliza?
Além da explicação oral, pequenos exercícios podem ajudar o recrutador a compreender quão avançados são os conhecimentos do candidato e quão longe pode ir.
Recorde-se que, a Pipedrive está, neste momento, a recrutar. Back-end e front-end developers, senior back-end developer, devOps engineer, projects specialist, Jr. data engineer e support engineer são algumas das funções que pretendem preencher no escritório de Lisboa, onde contam com uma equipa superior a 100 pessoas.