Procura emprego no sector Financeiro? Saiba quais as funções mais bem pagas e quais os perfis mais procurados
A perspectiva geral do sector financeiro tem vindo a mudar ao longo do tempo mediante mudanças políticas, flutuações dos mercados financeiros, eventos económicos/sociais, entre outros factores. Por esse motivo, a procura de perfis com grande enfoque em contabilidade e controlo de gestão aumentou significativamente no último ano, tendo em conta as reorganizações dos departamentos, automatizações de processos e internalização de procedimentos.
A conclusão é do estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.
Ao mesmo tempo, têm surgido novas funções que resultam da inovação e de uma procura constante de informação financeira com a maior segurança possível. No que respeita às PME, assiste-se a uma tendência de profissionalização e desenvolvimento das equipas, bem como captação de novos perfis para processos de digitalização, sustentabilidade e controlo. De igual modo, as multinacionais e empresas de grande dimensão valorizam as funções financeiras para efeitos de suporte à tomada de decisão estratégica, criando cada vez mais especializações internas adaptadas a cada colaborador.
Na procura do talento, as skills comportamentais e sociais dos candidatos têm ganho importância ao invés do total foco na componente técnica. O mercado de trabalho neste sector inverteu-se e, actualmente, são os candidatos que procuram empresas que valorizem as suas soft skills e promovam o desenvolvimento das hard skills através de diferentes ferramentas inovadoras. Além disso, valorizam igualmente empresas que acompanhem as tendências de mercado e que tecnologicamente estejam na linha da frente das melhores e mais recentes práticas.
É igualmente valorizada a flexibilidade de horário e uma maior autonomia e responsabilização da função, fatores decisivos no momento de decisão de mudança profissional. No top 10 das funções mais procuradas, encontram-se controller, auditor, contabilista certificado, director e responsável Financeiro, entre outras.
Os tectos salariais destas funções incluem para o director Financeiro até 120 mil euros, enquanto o responsável Financeiro aufere até 70 mil euros e para a função de controller Financeiro até 49 mil euros. A função de contabilista certificado tem o tecto máximo de 56 mil euros.