![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/11/IPQ.png)
Procura garantir o bem-estar e a felicidade na sua empresa? Há uma nova norma para o promover (e há vários benefícios)
Já se encontra publicada a Norma NP 4590:2023 – Sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional, elaborada pela CT 219 «Bem-estar e felicidade organizacional», cuja coordenação é assegurada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) analisou a norma e acredita que, actualmente, com a rápida evolução que afecta o mundo laboral, uma experiência de trabalho em que haja um clima de proximidade, confiança, partilha e realização, pode ser determinante para criar sociedades felizes, sustentáveis e organizações de pleno sucesso.
Dessa forma, defende que uma actividade laboral deve ser uma fonte de satisfação, de bom relacionamento e realização pessoal para cada profissional, contribuindo para que as empresas sejam mais inovadoras, competitivas e lucrativas – proveito financeiro e social. A Norma de Bem-Estar e Felicidade Organizacional reconhece essa necessidade e estabelece um novo paradigma para a gestão das organizações.
Esta norma é aplicável a organizações de todas as tipologias, dimensões e sectores, independentemente da sua área de actuação, revela o IPQ, sendo que os seus requisitos podem ser incorporados em qualquer outro sistema de gestão.
Quais os reais benefícios para a sua organização e os seus colaboradores?
Ao implementar um sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional, de acordo com a NP 4590:2023, o IPQ considera que as empresas e organizações podem assegurar uma série de benefícios:
- Cultura de bem-estar: criação de uma cultura que valoriza o bem-estar geral dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho positivo.
- Melhoria contínua: foco na melhoria constante do sistema de gestão, garantindo que as condições de trabalho sejam aperfeiçoadas de forma continuada.
- Saúde e felicidade no trabalho: promoção da saúde física e mental dos colaboradores, resultando em profissionais mais saudáveis e mais felizes.
- Desempenho sustentável: contribuição para o desempenho e a sustentabilidade da organização, tornando-a mais competitiva.
- Maior comprometimento: Colaboradores mais satisfeitos e envolvidos, o que conduz a uma maior produtividade e retenção de talentos, aspectos que Portugal tem de melhorar.
Um novo caminho para um futuro feliz
Mais do que um documento técnico, o IPQ garante que a Norma de Bem-Estar e Felicidade Organizacional é um verdadeiro guia para as organizações que se preocupam genuína e profundamente com o bem-estar de todos os seus colaboradores, pois consideram que os seus Recursos Humanos são o capital mais valioso.
E reitera que é um passo determinante para a construção de organizações melhores, mais saudáveis e mais felizes. Esta norma encoraja todas as organizações a considerarem a implementação destes princípios nos seus ambientes de trabalho.
Por outro lado, o IPQ acrescenta que a NP 4590:2023 contribui, de forma directa, para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 8 da Agenda 2030 da ONU.