Procura por explicadores e aulas particulares aumentou 112%. Saiba que áreas se destacam

A procura por explicadores e aulas particulares cresceu 112% com o regresso às aulas, revela uma análise da plataforma Fixando, que verificou uma subida significativa na contratação destes serviços entre 11 e 17 de Setembro, comparativamente à semana anterior.

 

As explicações para várias disciplinas são as que registaram um maior aumento, com um crescimento de 212% no período em análise e que representaram 49% dos pedidos registados na Fixando, seguidas pelas explicações de matemática para 3.º ciclo (9% dos pedidos), matemática para o ensino secundário (7%) e biologia (7%).

Nos pedidos para explicações de várias áreas, a matemática (29%) e o português (21%) são as disciplinas mais requisitadas, transversais a todos os ciclos de ensino.

É de destacar a elevada procura para alunos do ensino secundário, que representam 55,4% dos pedidos recebidos, reflexo da importância destes anos de ensino no acesso ao ensino superior, bem como da necessidade de apoio adicional para muitos destes jovens. Seguem-se o ensino superior (20,2%), o 3.º ciclo do ensino básico (11,6%), o 1.º ciclo (8,6%) e o 2.º ciclo (4,2%).

No que diz respeito à frequência das explicações, 41% dos encarregados de educação optam por aulas particulares uma vez por semana, enquanto 11% procuram explicadores para, pelo menos, duas aulas por semana. Além disso, 48% não sabem ainda qual a frequência ideal, estando disponíveis a seguir a recomendação dos professores.

Quanto aos motivos principais para o recurso a explicações, a grande maioria, 73%, quer que os jovens melhorem as suas notas escolares. Além disso, 30% desejam que os alunos aprendam temas e técnicas de aprendizagem novas, e 20% procuram este apoio educativo para preparar testes.

É também na área metropolitana de Lisboa que mais pais recorrem a aulas particulares, com 39% da procura registada na Fixando a dizer respeito ao distrito de Lisboa, seguida de 13% em Setúbal e 13% no Porto.

A par do aumento da procura identificado nesta consulta ao sector, a Fixando revela que os preços neste sector subiram cerca de 6%, face aos preços praticados em 2022, de 16 euros por aula para 17 euros.

Apesar da subida média de 6% no sector, existem algumas áreas onde esse aumento é mais significativo, como o inglês, onde o preço médio das explicações subiu de 12 euros em 2022, para 19 euros (+32%) em 2023.

Ler Mais