Produtividade sem stress: como o conseguir

Ser produtivo sem sofrer de stress continua a estar no topo das pesquisas dos trabalhadores portugueses. As novas aplicações de gestão de tempo, que cruzam a gestão de tarefas com a de recursos humanos, prometem ajudar a concretizar este objectivo. A Outplanr explica como funcionam.

 

Para alcançar a eficiência e a produtividade existem métodos de gestão de tempo prontos a aplicar. Existem aplicações de gestão de horário que ajudam as empresas a alcançarem o sucesso ao amplificarem estes métodos, juntamente com a comunicação entre a equipa.

Para se ter a certeza que de o colaborador tem tempo suficiente para realizar as tarefas, estas permitem o bloqueio dos períodos em que tem tarefas programadas. Mas na realidade estes blocos de tempo por vezes são maiores ou menores do que o esperado. E é neste contexto que estas aplicações podem ajudar.

Debate-se com demasiadas tarefas todos os dias? Talvez necessite de organizá-las melhor, dispensar algumas ou até delega-las a outros colegas. A primeira medida a fazer é planear a semana, quais as tarefas a realizar primeiro, quais as reuniões e eventos a acontecer e por aí adiante.

O especialista em gestão de tempo Kevin Kruse diz que a melhor forma de organizar o tempo é colocar todas as tarefas e eventos num calendário. Caso algum dos dias fique demasiado preenchido, devemos adiar algumas tarefas, de forma a manter o dia equilibrado.

Mas não nos podemos esquecer de incluir também no calendário tarefas mais pequenas e até pequenas distracções como responder a e-mails e a telefonemas, enviar mensagens e actualizar as redes sociais. Senão a performance não será a melhor, podendo mesmo quebrar a concentração e o ritmo de trabalho.


Trabalhe onde quiser

Saber o que estão todos os seus colegas a fazer em tempo real é uma grande vantagem para trabalhar fora do escritório. Não só se torna mais fácil delegar tarefas mas também ajuda a acompanhar o que está a acontecer. Trabalhar assim tem vários aspectos positivos como ajudar a melhorar as capacidades de gestão e organização do tempo e reduzir o tempo de deslocações.

Contudo, em 2017, um relatório da Eurofound demonstrou que os trabalhadores remotos tendem a trabalhar mais horas, não equilibrando as suas vidas, sofrendo consequentemente de stress. Assim, as aplicações de gestão de tempo podem ajudar este tipo de trabalhadores a terem, remotamente, contacto com os colegas, sentindo-se mais em ambiente de escritório.

Mais informações sobre a aplicação Outplanr aqui.
Veja também estas notícias
Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...