Programa de inovação para sector da Justiça regressa com conteúdos alargados e actualizados

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) assinou um protocolo com a Porto Business School (PBS), a Nova SBE e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), para dar continuidade ao LAB Justiça, assegurando a 2.ª edição do programa de inovação e liderança pensado para os dirigentes e gestores de projecto da esfera da Justiça.

 

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar nas instalações da Porto Business School que se junta enquanto novo parceiro académico do programa. O momento contou com a participação da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e do secretário de estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares.

A nova edição do LAB Justiça permitirá juntar aos cerca de 100 formandos que concluíram a 1.ª edição, cerca de 50 novos trabalhadores de organismos e entidades tuteladas pela área governativa da Justiça. Com a integração da Porto Business School será também possível descentralizar a formação, indo ao encontro dos formandos localizados na região Norte do país. Os conteúdos também foram alargados e ajustados, tendo em conta a avaliação feita pelos alunos da edição anterior.

As três instituições académicas vão ainda desenvolver uma nova acção dirigida aos participantes da 1.ª edição, designada por Deep Dive. Trata-se de um conjunto de sessões especializadas que permitirão aprofundar temas abordados na 1.ª edição, bem como personalizar o percurso formativo dos participantes, incluindo um percurso formativo de mais 60 horas.

Além de responder à necessidade de alargar territorialmente o programa e abranger um maior número de formandos, a 2.ª edição do LAB Justiça dá continuidade ao reforço das competências dos Recursos Humanos dos serviços da Justiça, no âmbito da gestão estratégica, transição digital e liderança em contexto de mudança.

O LAB Justiça insere-se no Programa de Competências para a Inovação na Justiça – Capacitar para Inovar – e na estratégia Govtech da Justiça e é financiado pelo PRR, que prevê um investimento de 4,9 milhões de euros para o Centro de Competências para a Inovação e Transformação Digital (Hub Justiça).

Somando a formação realizada e prevista, foram mais de cinco mil os trabalhadores dos organismos e entidades tuteladas pela justiça que receberam ou vão receber formação, entre 2023 e 2024, incluindo outras iniciativas de formação como o BUPi Envolve (eBUPi), o Somos Registo (IRN) e o GeoRegis (IRN/eBUPi).

Ler Mais