Programa INside inspira os colaboradores do Grupo Ageas Portugal
O Grupo Ageas Portugal está a dar asas à imaginação dos seus colaboradores com o programa INside, que incentiva a criação de ideias inovadoras e de negócio.
Esta iniciativa do Grupo Ageas Portugal, que já vai na terceira edição, tem como objectivo promover o espírito empreendedor das suas pessoas, dando-lhes formação e apoio na criação e desenvolvimento de soluções que contribuam para o sucesso da empresa, melhorando também o seu serviço ao cliente.
Recentemente distinguido com um prémio internacional na edição mundial de 2024 dos Qorus Innovation in Insurance Awards, na categoria de Transformação da Força de Trabalho, foi considerado um dos três projectos mais inovadores, com a distinção de bronze. Um reconhecimento que reforça a aposta do Grupo na Inovação enquanto chave para o sucesso e que deve ser transversal a todas as áreas de negócio, promovendo o crescimento como um todo.
Disponibilizar as ferramentas e formações necessárias para que possam utilizar o seu conhecimento para fazer crescer, não só o Grupo, mas também a nível pessoal, é o principal objectivo da criação do INside.
Com o apoio da equipa de Inovação, que proporciona formações, mentoria e capacitação prática, os colaboradores desenvolvem as suas ideias ao longo de três fases, podendo inscrever-se individualmente ou em grupo. O programa pretende fomentar novos projectos e conceitos, através de recurso a metodologias de design thinking, pelo que convida todos os interessados a serem empreendedores, quer tenham ou não, algo em mente.
«Acreditamos que as pessoas são o elemento mais importante de uma empresa. Por essa razão damos muita importância ao bem-estar dos nossos colaboradores e incentivamo-los a irem mais longe, desafiando os seus limites. Com o INside, estamos a promover a inovação e o empreendedorismo e, em simultâneo, a criar novas oportunidades de crescimento. Para nós, todos os dias são uma oportunidade para inovar», afirma Nuno Horta, responsável de Inovação do Grupo Ageas Portugal.
O projecto vencedor da última edição é um bom exemplo de como este programa acrescenta valor ao Grupo Ageas. A ideia possibilitou ajudar a nova marca de serviços para o ecossistema casa, a Livo, no lançamento piloto que permitiu a aquisição ou aluguer de painéis solares – o mais recente serviço da marca que irá ser lançado em breve.
Agora, com as inscrições para a terceira edição do INside abertas até dia 28 de Junho, o grupo económico desafia novamente os seus colaboradores a contribuírem para o futuro da organização, alargando as participações, pela primeira vez na história do programa, a mediadores de seguros, com o propósito de também eles poderem ajudar a desenvolver a solução certa na óptica do cliente.
Nas primeiras duas edições, o programa já contou com mais de 120 participantes, 80 ideias e três vencedores.
Este artigo foi publicado na edição de Junho(nº. 162) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.