PSE. Como fazer uma melhor gestão do turnover?

A sua empresa tem uma elevada rotatividade de colaboradores? A PSE promete disponibilizar informação de forma simples, fornecendo insights fulcrais para uma actuação proactiva.

 

A PSE sabe que os recrutamentos de colaboradores têm elevados custos iniciais para as empresas. Todo o tempo investido na procura do candidato ideal, seja em plataformas grátis, pagas, empresas de recrutamento, redes sociais ou outras vias, além do acolhimento dos colaboradores e da formação inicial, representa custos para a empresa.

Nesse sentido, quanto mais tempo a empresa conseguir reter os bons colaboradores, melhor e mais rentável será para a organização.

 

Como aumentar a retenção dos colaboradores?
Para reter os colaboradores, é crucial que o departamento de Recursos Humanos esteja dotado de ferramentas e instrumentos que permitam uma melhor monitorização e avaliação da satisfação dos funcionários. Assim, de forma predictiva, estes instrumentos vão permitir melhorar e suportar a tomada de decisões nesta área. É, assim, crucial que as empresas efectuem a gestão da taxa de turnover, que corresponde a um indicador que permite medir a rotatividade dos colaboradores.

Portanto, se os colaboradores estiverem satisfeitos, a probabilidade de abandono da empresa é menor. Para isso, a PSE defende que é necessário ter em consideração os factores (drivers) que influenciam a satisfação dos colaboradores e que devem ser avaliados e considerados para aumentar a retenção dos clientes. Nesse sentido, entre os factores que influenciam a satisfação dos colaboradores estão os seguintes: vencimento, ambiente na empresa, trato das chefias, relação com os colegas, desafio diário dos projectos que têm em mãos, flexibilidade de horários, regime de trabalho, vantagens oferecidas pela empresa, facilidade em conjugar a vida profissional com a pessoal ou aprendizagem diária.

 

Reter os melhores colaboradores
Como reduzir, então, o turnover da empresa? A título de exemplo, a PSE simula a situação de um possível colaborador que pretende sair da empresa nos próximos meses. Nesse sentido, a e empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada considera que deve ser tomada a decisão mais adequada para que o mesmo permaneça na empresa, numa acção que deve ser benéfica tanto para a empresa como para o colaborador.

Para saber quais os colaboradores que as empresas devem reter e de que forma é que podem fazê-lo, a PSE sugere que devem ser avaliadas algumas variáveis estratégicas que, posteriormente, irão ajudar na monitorização e no controlo dos recursos humanos. Nesse caso, seguem-se alguns exemplos de variáveis estratégicas: turnover/churn – variável que mede o risco de abandono de um colaborador; desempenho – variável que classifica o desempenho de um colaborador por níveis; e liderança – variável que mede o impacto que a chefia tem nas duas variáveis anteriores.

Além disso, existem algumas vantagens da análise predictiva para a área de Recursos Humanos e gestão do turnover, nomeadamente: o aumento da retenção dos colaboradores (redução da taxa de turnover); a redução dos custos em recrutamento de novos colaboradores; o instrumento de suporte à tomada de decisão; o instrumento que permite tomar decisões informadas para a definição da política de recrutamento; a compreensão das estruturas organizacionais; e a previsão das necessidades de dimensionamento de recursos e equipas nas empresas.

Em suma, com recurso às diversas técnicas de big data e análise avançada, análise predictiva e à solução PSE Business Statistic, a PSE ajuda a encontrar os perfis com maior risco de abandono e por quanto tempo se vão manter na organização. Além desta informação, a empresa especialista em dados entrega a informação que indica sobre os colaboradores para os quais devem ser centrados os esforços de retenção, em função do seu desempenho e da possibilidade de turnover.

Os projectos de consultoria na área de Recursos Humanos e a solução de turnover da PSE ajudam as empresas na optimização dos recursos humanos, permitindo o aumento da felicidade no trabalho, e dessa forma, uma maior retenção dos colaboradores. A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada, que está no mercado desde 1994. No seu dia-a-dia, dedica-se a facultar dados relevantes e a desenvolver soluções analíticas à medida, transformando dados em conhecimento.

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