PWN Lisbon lança programa inovador em Portugal
A Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) acaba de lançar o Women on Boards (WOB). Um programa inovador em Portugal desenhado de raiz para alavancar a maior participação das mulheres na gestão de topo das organizações.
Em linha com as melhores práticas já estabelecidas na PWN Global e seguindo a visão da União Europeia nos processos de aceleração das mulheres na liderança, o WOB surge como uma iniciativa estratégica no âmbito da qual serão identificadas as mulheres com o perfil, o percurso e as competências adequadas ao desempenho de funções de topo, públicas e privadas.
Através do WOB, será possível criar sinergias e potenciar o encontro entre as profissionais e as organizações, com benefício para o tecido empresarial e a sociedade portuguesa no global. O programa está orientado, pois, para a retenção do talento, na óptica organizacional, e para a integração de programas de desenvolvimento profissional exclusivos e o acesso aos stakeholders mais relevantes, na óptica das profissionais destacadas.
De acordo com Ana Torres, presidente da PWN Lisbon, «o WOB é já um sucesso reconhecido em diversas cidades europeias onde a PWN está presente, e trazer esta iniciativa para Portugal é sem dúvida mais uma iniciativa inovadora da PWN Lisbon para a promoção e o apoio às mulheres, nas suas carreiras».
Mariana Branquinho, coordenadora do WOB, defende: «É necessário desconstruir o argumento de “falta de talento disponível” e o WOB é nesta medida um elemento facilitador que proporciona o encontro entre empresas e potenciais candidatas a cargos não executivos de CA. Esperamos com este programa gerar nomeações concretas, promover a discussão pública e influenciar o pipeline de talento disponível em Portugal.»
No lançamento do WOB, Cláudia Cruz Almeida, da VdA, faz um enquadramento legal à luz da proposta de lei que estabelece o regime da representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de gestão nas empresas, aplicável aos órgãos de administração e de fiscalização das empresas.
E para reforçar no debate público o tema da diversidade, este lançamento fica ainda associado ao debate “Desafios e Oportunidades na Diversidade de Género nos Cas”, com a participação de Fátima Barros, presidente da Anacom; Francisco Lacerda, presidente dos CTT, e Maria Antónia Torres, sócia da PwC, com moderação a cargo de Pedro Marques Pereira, director da Galp Energia.
Com a adesão de membros do Conselho de Administração e executivos seniores de grandes grupos económicos e de empresas dos mais diversificados sectores a operar em Portugal, o arranque do WOB representa para a PWN Lisbon um ponto de partida para o envolvimento de todos os stakeholders de relevo em torno da valorização da temática do género, cada vez mais premente e inevitável.