Quais os factores que estão na origem da falta de pessoas no Turismo e Hotelaria? A resposta é dada este mês
Portugal atravessa um período de desafios com a ausência de recursos humanos em diferentes sectores de actividade, e o Turismo e Hotelaria são uma das áreas onde estes desafios são mais notórios. Perante este cenário, a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) vai promover, no dia 24 de Setembro, a primeira conferência do ciclo “O valor das pessoas no Turismo”, intitulada “Recursos Humanos no sector do Turismo”.
O evento, composto por três painéis, pretende dar a visão das entidades públicas, das instituições de ensino e das empresas, com a presença de especialistas no sector do turismo. Quais os factores que estão na origem desta carência de recursos humanos? Será a crise demográfica na Europa, a atractividade do sector, ou a formação e qualificação dos recursos? Que estratégia e medidas podemos adoptar? Qual o papel de cada um dos intervenientes? Irá a inteligência artificial ajudar a solucionar o problema? Como enquadrar e integrar as comunidades migrantes? Estas são algumas das questões a que esta conferência, organizada em parceria com a Tnews, pretende dar resposta.
O evento insere-se na estratégia da recente valência da Universidade, na área do Turismo e da Hospitalidade, com uma visão inovadora e a intenção de participar e colaborar para o Turismo em Portugal, e que irá leccionar cursos e formações que pretendem responder às necessidades actuais do mercado e às tendências da economia global, contribuindo para a melhoria da prestação dos serviços turísticos nacionais, através da capacitação de futuros e actuais profissionais do turismo e hospitalidade.
O projecto é coordenado por Gonçalo Rebelo de Almeida, ex-CEO do grupo Vila Galé.