Qual a importância que os colaboradores atribuem aos benefícios extrassalariais? Estudo dá a resposta (e conselhos)

Os colaboradores que entendem as vantagens dos benefícios flexíveis oferecidos pelos seus empregadores são mais felizes e têm uma maior sensação de estabilidade geral no trabalho. Esta é uma das conclusões do estudo anual da MetLife de Tendências de Benefícios para Empregados.

 

A seguradora especializada no ramo Vida, para particulares e empresas, pretende aumentar a consciencialização sobre a importância da educação financeira no ambiente laboral, com o objectivo de ajudar os trabalhadores com as ferramentas, competências e conhecimentos necessários para adoptar decisões económicas informadas.

O estudo revela que 76% dos inquiridos que compreendem as vantagens dos benefícios são felizes; e 82% consideram que os benefícios lhes dão uma maior sensação de estabilidade geral – face a apenas 47% e 52%, respectivamente, dos que referem não ter conhecimento suficiente. São dados que devem fazer reflectir as organizações, dado que a “felicidade” é o aspecto mais importante da experiência laboral (73%), logo seguida do “trabalho com significado” e de “atingir o sucesso”.

«Os benefícios extrassalariais desempenham um papel muito importante na vida dos trabalhadores, tanto dentro como fora do trabalho, mas não basta ter as opções, é importante saber também como se podem usar e aproveitar na totalidade», declara Oscar Herencia, vice-presidente da MetLife para o sul da Europa e director Geral na Ibéria.

«Compreender as vantagens dos benefícios flexíveis resulta numa melhor utilização dos mesmos, na tomada de decisões financeiras mais informadas e, consequentemente, gera trabalhadores mais felizes, mais estáveis e, em geral, mais fidelizados», acrescenta.

 

Superar barreiras

Apesar do impacto positivo que os benefícios têm nos colaboradores, o estudo da MetLife identificou algumas barreiras que com frequência dificultam a sua compreensão; e daí que seja necessária uma boa cultura financeira:

  • Educação: 62% dos trabalhadores inquiridos pela MetLife asseguram que, se soubessem aproveitar os seus benefícios, teriam uma maior sensação de estabilidade geral, enquanto 50% consideram que ter uma melhor compreensão dos seus benefícios, o que é oferecido e o que cobre, aumentaria a sua fidelização à empresa.
  • Procrastinação: Quase um terço dos inquiridos (31%) adiaram a decisão de eleger os seus benefícios no ano passado; e 37% desejariam ter tido mais tempo para tomar uma decisão correcta. Isto acontece ao mesmo tempo que um em cada seis trabalhadores lamenta as opções de benefícios que seleccionaram no ano passado.
  • Assessoria: Quase metade dos inquiridos (44%) não procuraram aconselhamento ou consultaram outros, antes de seleccionar os benefícios no ano passado. Este grupo também é menos propenso a entender completamente os seus benefícios e mais inclinado a preocupar-se com problemas inesperados em matéria de saúde e finanças.

 

Como conseguir colaboradores comprometidos e fidelizados

O estudo também identificou que, quando os trabalhadores tomam o tempo necessário para compreender e participar em conversas sobre os benefícios aumentam a sua compreensão, tomam decisões mais informadas, reduzem a ansiedade e melhoram o seu nível de felicidade.

As organizações podem ajudar os seus trabalhadores a tomar decisões mais acertadas através de uma política de educação financeira e incorporando a personalização nas suas estratégias de comunicação de benefícios. Isto gera não só empregados mais felizes, mais saudáveis e mais comprometidos, mas também mais fidelizados: 50% dos trabalhadores inquiridos afirmam que ter um melhor entendimento dos seus benefícios os tornaria mais fiéis à empresa em que trabalham.

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