Qual o impacto da tecnologia no futuro da sociedade?

Estreia esta quarta-feira, 17 de Julho, na RTP2, a série documental “Inspirando o Futuro”, que irá levar os espectadores numa viagem ao futuro tecnológico para pensar nas implicações e oportunidades que tem na vida como a conhecemos. É um projecto conjunto da SingularityU Portugal com a RTP.

 

A produção 100% portuguesa vai ter 13 episódios, de 25 minutos cada. Temas como educação, energia, ambiente, segurança, espaço ou medicina serão explorados, através de entrevistas com peritos mundiais em tecnologias emergentes.

A série inicia-se com um episódio introdutório sobre a SingularityU Portugal, organização dedicada a capacitar líderes para melhor tirarem proveito de tecnologias emergentes, fundada pela Câmara Municipal de Cascais, a Nova SBE e a Beta-i, que pertence à rede global da Singularity University. Com origem em Sillicon Valley, esta organização tem como objectivo capacitar indivíduos e organizações por todo o mundo a aprenderem e criarem soluções inovadoras que usem tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, a robótica e a biologia digital.

«Através de testemunhos e imagens reais, o público português vai ter a oportunidade de conhecer algumas das pessoas mais extraordinárias do mundo e ter contacto com matérias habitualmente reservadas a uma elite académica e empresarial», adianta Ricardo Marvão, um dos fundadores da SingularityU Portugal, em comunicado. Como tal, explica que a série «tem como objectivo educar, capacitar e inspirar não só líderes e empreendedores, mas também o cidadão comum para os desafios do futuro e para promover a mudança na sociedade portuguesa».

O segundo episódio vai para o ar a 25 de Julho e tem em destaque o tema da educação na perspectiva da professora e jornalista Esther Wojcicki, uma das defensoras da mudança no sistema de ensino. Que soluções para a educação das crianças e jovens no século XXI e como motivá-los na era tecnológica? Estas são algumas das questões para as quais o espectador irá encontrar respostas.

Nos restantes episódios, a neurocientista Vivienne Ming, o especialista em energia Ramez Naam, o perito em governação Alex Gladstein e o empreendedor Nathaniel Calhoun são alguns dos nomes que irão marcar presença e revelar projectos pioneiros e inovadores, por uma sociedade mais sustentável.

A série é uma produção Panavideo e conta com o apoio da Galp, Ageas e Semapa, os parceiros oficiais da SingularityU Portugal. O programa será exibido todas as quartas-feiras, às 00:10, mas com várias repetições por semana por anunciar.

Ler Mais