
Quase 40% das empresas portuguesas querem contratar mais para o ano. Mas automação já impacta decisões de contratação
Automação e eficiência de processos estão na origem da redução no número de postos de trabalho
As principais razões apresentadas para a redução no número de postos de trabalho são a automação e as melhorias de processos com vista a maior eficiência, com consolidação de funções, ambas apontadas por 24% dos empregadores em Portugal. Este contexto reflecte o esforço das empresas para reforçarem a sua competitividade num ambiente global cada vez mais exigente, integrando mais tecnologia e optimizando os seus processos de gestão, algo que impulsiona a produtividade, mas que também transforma os perfis de talento de que necessitam.
Os factores económicos também são referidos pelas organizações como motivadores da redução de equipas, mas em menor percentagem. Assim, apenas 21% dos empregadores referem os desafios económicos que impactam contratações e 23% mencionam a reestruturação ou downsizing.
O panorama nacional contrasta com a tendência global, onde o impacto económico surge como principal factor, identificado por 29% das organizações, enquanto a automação aparece em segundo plano, mencionada por apenas 20%.