Quase metade das empresas precisam de mais de seis meses para preencher vagas nesta área

O estudo “The portrait of the modern Information Security Professional” da Kaspersky mostra que 48% das empresas em todo o mundo precisam de mais de meio ano para encontrar um profissional qualificado em cibersegurança.

 

O estudo mostra que aproximadamente 28% dos inquiridos na Europa afirmam que são necessários mais de seis meses para preencher um cargo médio de segurança da informação. Para além disso, 31% das empresas afirma que são necessários mais de seis meses para preencher uma vaga sénior, enquanto o recrutamento de uma vaga júnior pode demorar até três meses, de acordo com 36% dos inquiridos.

O tempo que demora a integrar profissionais de cibersegurança faz com que as empresas se incorram em riscos se tornem alvos fáceis.

Quando questionados sobre os maiores desafios para encontrar e contratar um profissional de InfoSec com as devidas qualificações, a maioria dos inquiridos citou uma discrepância entre a certificação e as competências práticas reais (52%) e a falta de experiência (49%), salientando que a experiência profissional comprovada é uma das características mais importantes que as empresas procuram num especialista de cibersegurança.

O elevado custo da contratação destes especialistas é, também, um obstáculo para 48% dos líderes empresariais.

No que respeita a desafios, os líderes europeus apontam: a falta de experiência comprovada (57%) e o custo elevado dos processos de contratação (52%) estão, sem dúvida, no topo da lista. A crescente mudança tecnológica (42%) também representa um obstáculo para as empresas europeias.

Ler Mais