Quase todos os líderes afirmam que a adopção de IA é benéfica na atracção e retenção de talento. Mas têm preocupações

Segundo o Talent Trends Report 2024, desenvolvido pela Randstad, 97% dos líderes “C-level” revelam que a adopção de IA é benéfica na atracção e retenção de talento.

 

O Talent Trends Report 2024, que vai já na sua 9.ª edição e que conta com a resposta de mais de 1000 líderes “C-level” em 21 mercados a nível global e que identifica as 10 principais tendências de Recursos Humanos e de atracção de talento em 2024, identificou três grandes tópicos que vão marcar as estratégias de atracção e retenção de talentos: 1) a Inteligência Artificial (IA) e a sua conjugação com as skills humanas; 2) lacuna de skills e, por fim, 3) a importância de investir na experiência das pessoas.

Relativamente à IA, os dados indicam uma mudança significativa em direcção à adopção desta tecnologia em todo o ciclo de vida do talento, de forma a enfrentar desafios, como a escassez de talento e a aprimorar a eficiência operacional..

Entre as várias tecnologias nas quais as organizações estão a investir, a procura pela IA cresceu de forma mais significativa no ano passado. Dois terços (66%) dos líderes de talento relataram este investimento, tendo sido verificado um aumento de 14% desde 2023.

Embora os líderes de talento expressem algumas preocupações com esta tecnologia, como a redução da mão humana no local de trabalho (34%) e o risco de ampliar o viés ou usar a tecnologia de forma irresponsável (32%), a análise defende que os benefícios superam os riscos.

No geral, 78% dos inquiridos afirmam que a IA pode identificar oportunidades para mobilidade interna. E também 78% acreditam que a IA é capaz de identificar oportunidades e lacunas de forma ágil, uma vantagem crucial num cenário altamente competitivo.

Além da tecnologia, os dois principais desafios que os líderes de talentos prevêem enfrentar no futuro estão muito relacionadas com as competências dos profissionais: o aumento da competição por skills difíceis de encontrar (34%) e a escassez crescente de skills de especialização (32%). Estes factores contribuem para o desejo crescente da maioria das organizações (80%) de migrar para uma abordagem de contratação baseada em skills mais do que a formação académica.

O pensamento crítico e a inteligência emocional são altamente valorizados ao contratar – representam um peso de 82% para candidatos de nível sénior e 80% para candidatos no início da carreira. Esses traços foram mais valorizados do que experiência no sector em questão e diplomas universitários, indicando que muitas empresas estão agora a caminhar em direcção a um modelo de força de trabalho baseado em competências.

O relatório conclui ainda que um em cada 10 inquiridos referiu que diminuiu o seu foco em iniciativas relacionadas com Igualdade, Diversidade e Inclusão. Apesar desta diminuição, quase metade (48%) diz que tem o objectivo de melhorar ou expandir o seu eixo estratégico em termos de responsabilidade social corporativa.

Ler Mais