Quase todos os profissionais de TI estão receptivos a novas oportunidades de emprego em 2020

A esmagadora maioria (90%) dos profissionais de Tecnologias de Informação (TI) estão abertos a uma nova oportunidade de emprego. Quem o diz é o Salary Survey 2020 da Robert Walters. Saiba o que os faz ficar. 

 

Actualmente, 50% dos profissionais de TI estão muito optimistas relativamente a oportunidades de emprego no seu sector, e 30% encontram-se em busca de um novo desafio profissional.

Já 89% dos profissionais de TI em Portugal têm um contrato sem termo, e ficam em média 1.6 anos no mesmo emprego. 27% dos profissionais mudariam de emprego por uma melhor progressão na carreira e 90% estão abertos a uma nova oportunidade de emprego em 2020.

 

Os perfis mais procurados
O Salary Survey mostra também que os perfis com experiência Data, Cybersecurity, metodologias Agile e linguagens como Python, .Net ou Java serão os mais procurados pelas empresas em 2020. Algumas funções vão apresentar uma procura crescente no próximo ano, nomeadamente Big Data developer (+50.6%), Data engineer (+44.3%), DevOps engineer (+38%), Back End developer (+33.5%) e Data scientist (+25.7%). Da mesma forma, algumas das skills com maior crescimento serão conhecimentos em Analytics (+50.6%), Data Analysis (+44%), Agile Methodologies (+40%), Python (+36.8%) e Cloud Computing (+25%).

 

Os salários
O estudo mostra ainda que 30% dos profissionais de TI esperam um aumento salarial entre 7 e 20% em 2020, e apenas 35% não esperam receber um aumento salarial no próximo ano. Já 7% destes profissionais esperam receber um bónus superior a 50% do seu salário em 2020.

Algumas posições esperam aumentos salariais significativos em 2020 face a 2019, nomeadamente aquelas relacionadas com Data & Analytics (Data & Analytics manager, Data architect, Data analyst, Data scientist), Security (Cybersecurity manager, chief Security Officer) e Desenvolvimento (Development director, DevOps engineer).

 

O que privilegiam
Bom worklife balance, salário e benefícios competitivos e ter um trabalho desafiante no dia-a-dia são os três principais factores para a satisfação laboral. Actualmente, os benefícios mais requisitados pelos profissionais de TI, paralelamente ao salário, são políticas de conciliação familiar, flexibilidade e possibilidade de trabalho remoto.

Por outro lado, as quatro principais motivações para uma mudança de emprego são uma melhoria salarial, maior progressão de carreira, melhor conciliação vida laboral/familiar e uma mudança de função ou responsabilidades.

O Salary Survey da Robert Walters é um estudo sobre as tendências de mercado e níveis salariais aplicados em Portugal.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
YouTube faz 15 anos: o que mudou e o que ainda vai mudar
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis