Quatro dos melhores mestrados em Finanças do mundo são leccionados em Portugal

Portugal tem quatro escolas de negócios entre as melhores do mundo, no que diz respeito a mestrados de Finanças, de acordo com o ranking Masters in Finance do jornal britânico “Financial Times” (FT) divulgado hoje, dia 12 de Junho.

 

Nova School of Business and Economics (Nova SBE) ocupa o 11.º lugar, tendo mantido a mesma classificação em relação ao ano passado. Em Portugal, ocupa mais uma vez o primeiro lugar em Portugal.

A escola portuguesa destaca-se no que diz respeito aos indicadores de Experiência Académica Internacional (3.º lugar), Mobilidade Internacional (7.º lugar) e no novo critério – introduzido este ano pela primeira vez no Ranking FT, e que avalia as emissões de carbono da escola nos últimos três anos – Pegada de Carbono (6.º lugar). Destaque ainda para o indicador Empregabilidade a três meses, onde a Nova SBE atinge a classificação máxima de 100%.

Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, destaca: «Este excelente resultado representa a consolidação do posicionamento internacional. Enquanto business school portuguesa, é com enorme orgulho que conseguimos novamente afirmar que existe educação em Portugal a competir directamente com as grandes business schools globais, criando valor para Portugal, a europa e o mundo. A Nova SBE e as restantes escolas portuguesas que figuram no ranking estão, mais uma vez, de parabéns.»

Já a Católica Lisbon School of Business & Economics ocupa o 21.º lugar, tendo descido quatro lugares, em relação a 2022. O mestrado em Finanças da Católica-Lisbon é o segundo melhor do Mundo em progressão salarial dos seus graduados, os quais aumentam o seu salário médio em 110% nos primeiros três anos após a graduação.

O mestrado em Finanças da Católica-Lisbon funciona como porta de entrada para uma excelente carreira a nível internacional, sendo a 17.ª melhor escola do mundo na progressão de carreira dos seus graduados.

De acordo com Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, «é uma honra ter o mestrado em Finanças no Top 20 mundial na média dos últimos três anos. E este ano, alcançámos a segunda posição mundial em progressão salarial dos nossos graduados, o que é indicativo da sua qualidade e excelente preparação. A excelência dos nossos graduados leva a que rapidamente sejam promovidos e valorizados, mais do que duplicando o seu salário inicial.»

ISEG Lisbon School of Economics and Management ocupa a posição 23.ª, tendo subido 11 lugares em relação ao ano passado. O mestrado em Finanças do ISEG foi reconhecido como a melhor opção em relação custo-benefício em Portugal, ocupando a 12.ª posição no mundo, bem como a escola que proporciona o segundo maior aumento salarial no país.

A tabela do Financial Times destaca a eficácia da rede de alumni e dos serviços de carreira do ISEG, tendo classificado a instituição como a melhor a nível nacional nestes dois indicadores.

«Estamos muito orgulhosos das mais recentes conquistas do ISEG no ranking do Financial Times; é muito gratificante receber o reconhecimento internacional pela qualidade da nossa formação», afirma João Duque, presidente do ISEG – Lisbon School of Economics & Management.

«A entrada do Master in Finance no Top 23 mundial e Top 21 europeu, acompanhada pela subida de 11 posições face ao ano passado, reflecte, por um lado, a qualidade do ensino nesta área e, por outro, o empenho e esforço coletivo de toda a equipa, alunos e alumni. É um testemunho do compromisso contínuo do ISEG em oferecer uma educação de excelência, reafirmando a nossa posição como uma das melhores escolas de economia e gestão do mundo.»

Por fim, o ISCTE Business School ocupa a posição 45.ª do ranking liderado pela ESCP Business School, tendo descido quatro posições em relação ao ano passado. Este resultado coloca, uma vez mais, a IBS entre as quatro melhores escolas de gestão portuguesas, destacando-se no ranking pelo facto de os seus antigos estudantes serem os que mais evoluem dentro das empresas que integram.

«Esta distinção internacional é o reflexo da qualidade da oferta formativa ao nível de Finanças, pioneira em Portugal, uma vez que oferece aos seus antigos estudantes a progressão de carreira mais rápida ao nível nacional e a 10.ª ao nível mundial», afirma Maria João Cortinhal, dean da Iscte Business School.

O Ranking Masters in Finance 2023 do Financial Times avalia e lista os 55 melhores mestrados de Finanças de todo o mundo, contemplando 20 indicadores para classificar a qualidade do mestrado e da escola em três principais dimensões: progresso de carreira dos graduados, diversidade da escola e investigação e experiência internacional.

Ler Mais