Quatro sinais de incompetência – na vida e no trabalho. Aprenda a detectá-los

O ser humano não é perfeito e, consequentemente, o profissional também não. Numa realidade de escassez de pessoas, torna-se cada vez mais importante aprender a identificar talento, mas também a incompetência. A Yahoo Creator dá uma ajuda.

 

Tome nota dos sinais aos quais deve estar atento…

Não conseguir responder a perguntas

A importância de responder às perguntas de forma eficaz, especialmente na sala de reuniões, nem sempre é valorizada. Não se trata de fingir as respostas ou inventar algo para parecer competente, mas saber realmente as respostas a questões importantes.

A maioria dos gestores senior têm uma memória fantástica e conseguem responder com sucesso a perguntas específicas sobre o seu departamento e tudo o que nele existe.

Se deseja ascender numa organização, faça o trabalho de casa, retenha o máximo de informações importantes que puder e saiba a resposta a muitas perguntas. Isto não acontece sem esforço e dedicação. Precisar de ajuda ou dizer que depois dá feedback a toda a gente é um sinal claro de incompetência.

Não conseguir fazer o trabalho da equipa

Um sinal claro de incompetência num líder é não conseguir fazer o trabalho que os seus subordinados directos fazem. Se estes trabalhadores saíssem, o departamento colapsava.

As forças de segurança são um bom exemplo. As altas patentes estão ali porque já fizeram grande parte do trabalho das posições abaixo e sabem exactamente o que estão a pedir aos subordinados.

Os grandes líderes são empáticos e conhecem as funções que gerem. Não têm medo de sujar as mãos e ajudar a sua equipa quando as coisas se complicam. Os líderes incompetentes escondem-se muitas vezes atrás dos seus colaboradores.

Está tudo na atitude

Na maioria das organizações, apenas cerca de 10% das pessoas têm um desempenho realmente elevado. Têm excelente atitude, são empreendedores, inteligentes e óptimos para trabalhar. 25% são trabalhadores, competentes e suportam a maior parte da carga de trabalho da empresa. Cerca de 50% são preguiçosos e apenas ultrapassam o padrão mínimo de trabalho. 15% são completamente incompetentes e não deveriam estar na empresa.

Muitos destes últimos 65% passam a vida na conversa, apesar de estarem num plano de melhoria de desempenho. E muitos deles já foram promissores aos olhos do responsável de recrutamento.

O Princípio de Peter (ou princípio da incompetência) afirma que “num sistema hierárquico, qualquer profissional tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência”. Isso significa que os colaboradores são promovidos com base nas competências em que se destacaram nos seus empregos anteriores, o que pode não se traduzir exactamente no emprego actual.

Uma outra distinção importante tem que ver com a atitude. As pessoas de alto desempenho não fazem “má cara” quando algo corre mal porque isso significa mais trabalho. Não amuam nem reclamam incessantemente sobre o seu trabalho.

Estão totalmente envolvidos no cumprimento dos seus objectivos. Ser focado, trabalhar e resistir ao impulso de sucumbir à negatividade e às queixas deve ser valorizado. Analise bem os seus problemas antes de pedir ajuda. Aprecie a oportunidade que tem à sua frente. Lembre-se que uma atitude “amarga” é também sinal de incompetência.

Da palavra aos actos

Se observar bem à volta, poderá chegar à conclusão de que as pessoas que falam muito mas dificilmente honram a sua palavra serão provavelmente as que têm mais problemas na vida, seja profissional como pessoal.

A falta de compromisso com a sua palavra está correlacionada com uma série de outras falhas de carácter, pelas quais pagam um preço elevado. Por isso, esteja tento aos profissionais que não fazem o que dizem ou cumprem os compromissos mínimos.

Adopte uma abordagem “cavalheiresca” na sua palavra. Isto significa dizer não a coisas que não tem a certeza se conseguirá realizar. Isto ajudará a gerir a sua carga de trabalho e evitará que fique sobrecarregado.

Se explicar: “Não quero assumir um compromisso que não tenho a certeza se posso honrar”, as pessoas vão entender e geralmente apreciam esse gesto.

Resumindo, os sinais abaixo denotam clara falta de competência:

1.º Não conseguem responder a perguntas sobre as suas tarefas e projectos.

2.º Não conseguem fazer o trabalho das pessoas que gerem.

3.º Não honram a sua palavra ou compromissos.

4.º A atitude é venenosa.

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