Quatro tendências tecnológicas que vão marcar o futuro do Procurement este ano

A digitalização e a Inteligência Artificial (IA) são hoje pilares fundamentais para o procurement, conjunto de actividades estratégicas, implementadas no sector de compras, que têm por objectivo gerar mais eficiência ao processo de aquisição de bens e/ou serviços necessários. Neste contexto, a multinacional tecnológica Stratesys identificou quatro tendências que deverão definir o panorama de procurement este ano.

As soluções tecnológicas permitem não só uma maior eficiência na operacionalização dos sistemas, como também uma tomada de decisão mais eficaz, com base em dados precisos.

 

1. Digitalização e IA: A digitalização total e a aposta estratégica na IA são os pilares fundamentais do novo paradigma do procurement. Estas tecnologias permitem uma eficiência operacional sem precedentes.

2. Sustentabilidade como eixo central: A sustentabilidade tornou-se um imperativo em todas as decisões de compra. Esta alteração de paradigma reflecte uma abordagem moderna e responsável, incorporando considerações ambientais e sociais em todas as acções. Estabelece ainda novos padrões de responsabilidade empresarial, posicionando o departamento de compras como um líder em práticas éticas e sustentáveis.

3. Análise preditiva e blockchain: A implementação da análise preditiva e a adopção de tecnologia blockchain passam a ser ferramentas fundamentais, que proporcionam transparência, fiabilidade e conhecimentos valiosos, revelando oportunidades de mercado inexploradas, antecipando tendências e abrindo novos horizontes.

4. Colaboração integrada: A era dos silos operacionais chegou ao fim. A colaboração é promovida através de parcerias e integrações estratégicas, criando um ambiente de sinergia. Esta abordagem não só melhora a eficiência operacional, como também cultiva uma cultura de inovação partilhada.

Ler Mais