Quer ajudar a construir o carro do futuro? A a joint venture entre o Grupo BMW e a Critical Software está a contratar para dezenas de vagas

A Critical TechWorks, empresa conjunta entre o Grupo BMW e a Critical Software, está a desenvolver projectos na área de Data com o intuito de melhorar a dinâmica de condução e a partilha de conhecimento entre empresas da indústria automóvel. Para isso, está a recrutar colaboradores com conhecimento e interesse nesta área, que procurem novos desafios profissionais e queiram fazer parte da disrupção do paradigma tecnológico actual.
A crescente conectividade dos automóveis exige uma grande capacidade de processamento de dados para que condutor, aplicação, veículo e até outros elementos da estrada e da cidade possam comunicar em tempo real. As equipas da Critical TechWorks estão, por isso, a trabalhar em veículos de teste da BMW para garantir que conseguem processar informação na ordem dos dois Petabytes por semana, utilizando tecnologias open source (em código aberto).
Para este projecto estão a ser recrutados programadores com um perfil sénior e conhecimento das tecnologias Apache’s Hadoop Ecosystem, Cloud frameworks e da linguagem Python.
A tecnológica portuguesa possui ainda cerca de 20 vagas para fazer crescer a equipa que está a desenvolver uma plataforma de partilha de dados entre os vários players da indústria automóvel, no âmbito do GAIA-X, iniciativa que pretende agregar a infraestrutura cloud de dezenas de empresas europeias.
Segundo João Gonçalves, responsável por estes projectos na Critical TechWorks, “tem sido difícil encontrar profissionais com conhecimento em Data, uma vez que esta é uma área pouco aprofundada no ensino superior em Portugal. Estamos à procura de engenheiros que queiram integrar uma equipa dinâmica, expandir o seu conhecimento e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia por detrás do automóvel do futuro.»

A Critical TechWorks atraiu cerca de 1000 colaboradores nestes dois anos e meio de actuação e, de acordo com os projectos novos já identificados, o objectivo, até ao final de 2021, passa por contratar mais 400 pessoas.

As vagas estão disponíveis na página de carreiras da Critical TechWorks.