Quer alargar o seu networking? Comece por optimizar o seu perfil de LinkedIn para SEO
O LinkedIn é uma das maiores redes sociais profissionais do mundo e conta com mais de 830 milhões de utilizadores activos. É, portanto, uma óptima plataforma para criar networking com outros profissionais, encontrar oportunidades de emprego e promover a sua marca ou projectos.
Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital
Se quer alargar a sua rede de contactos, promover a sua empresa ou fortalecer a sua marca pessoal e tornar-se uma autoridade na sua área, deve ter uma presença forte no LinkedIn. Para isso, precisa de ter uma boa estratégia de conteúdo e entender como funciona a plataforma, bem como optimizar o seu perfil de LinkedIn para SEO!
O algoritmo do LinkedIn tenta mostrar aos utilizadores o conteúdo mais relevante primeiro, tendo como base a qualidade do mesmo e as interacções que tem. Para ter um LinkedIn de sucesso comece por se preparar para deixar uma marca positiva nas suas partilhas e interacções. Depois, siga estes passos para optimizar o seu Linkedin para SEO:
1. Ter uma foto de perfil e de capa profissional
Comece pelas primeiras coisas que as pessoas vêem quando abrem o seu perfil: as fotos de perfil e capa. Uma foto de perfil profissional é essencial para uma boa impressão, por isso, deve ser de alta qualidade e dar-lhe um ar profissional.
Já na foto de capa deve aproveitar para trabalhar o seu branding, usando cores, logotipos e imagens alinhados com a sua marca. Também pode usar este espaço para partilhar uma mensagem atractiva ou proposta de valor forte.
2. Optimizar a secção “Sobre”
O “Sobre” é o sítio onde pode contar a sua história profissional. Esqueça a ideia de partilhar o seu currículo, já há uma parte dedicada a isso.
Aqui deve criar uma narrativa que comece com uma breve introdução sobre quem é e o que faz. Depois, fale das suas habilidades e experiências mais relevantes e partilhe os seus objectivos profissionais e pessoais. Termine com um call to action que incentive as pessoas a conectarem-se consigo ou seguir a sua página de LinkedIn para saber mais sobre si e sobre a sua área de actuação.
3. Preencher o seu perfil
Quanto mais completo o seu perfil estiver, mais relevante ele vai ser para o algoritmo do LinkedIn.
Não fique só pelos campos obrigatórios, preencha o máximo de informações possível, incluindo a sua experiência, formação académica, competências, interesses e até gostos! Dê-se a conhecer dentro dos limites profissionais.
4. Criar conteúdo relevante para o seu público
Quer alcançar mais pessoas no LinkedIn? Então tem de criar conteúdo de valor e ser consistente! O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e saber o que ele precisa.
Pode partilhar conteúdo com insights sobre o seu sector, dicas, comentários sobre notícias, falar sobre experiências pessoais, etc.
5. Usar palavras-chave relevantes
Como não poderia faltar na sua estratégia de LinkedIn SEO… use palavras-chave relevantes! Não só no seu conteúdo, mas também a preencher o seu perfil, como no título, secção sobre, experiências e competências.
6. Usar hashtags
Usar hashtags vai ajudá-lo a chegar ao público certo. Quando faz publicações do LinkedIn sem hashtags, estas são vistas, maioritariamente, pelos seus seguidores e conexões de pessoas que interagem com a mesma. Por outro lado, as publicações com hashtags relevantes têm maior probabilidade de ser vistas por pessoas que ainda não o seguem, nem têm nenhum contacto com o seu perfil de LinkedIn.
7. Interagir com pessoas, páginas e grupos do LinkedIn
Se quer ser visto, tem de aparecer! Por isso, se quer que as pessoas vejam e interajam com o seu perfil de LinkedIn, tem de interagir com elas também. Comente publicações de outras pessoas e páginas, e seja um membro activo de grupos do LinkedIn da sua área.
8. Avisar as pessoas de que fez uma publicação no LinkedIn
Outra estratégia interessante é avisar colegas e/ou colaboradores de que fez uma publicação no LinkedIn. Não tenha vergonha, mande uma mensagem simples a dizer “acabei de publicar no LinkedIn, se quiseres podes ir interagir. 😉”
No caso de ter uma página de empresa, o LinkedIn tem inclusive uma opção que permite notificar os trabalhadores da mesma que acabou de publicar. Nos perfis pessoais esta publicação não existe, mas pode enviar uma mensagem directa ou até mesmo juntar algumas pessoas interessadas e criar um grupo onde sempre que alguém fizer uma publicação, pode ir lá avisar sobre a mesma.
Como pode ver, o SEO é uma estratégia fundamental para qualquer plataforma, e se quer crescer no LinkedIn, deve utilizá-lo sem medo do julgamento! Crie conteúdo relevante, de alta qualidade e rico em palavras-chave relevantes, interaja com outras pessoas e mantenha uma presença activa na plataforma. Dedique-se com consistência e verá que o seu perfil do LinkedIn vai começar a crescer e dar frutos em breve!