Quer conhecer a Europa este Verão (de graça)? A UE está a oferecer 35 mil passes de comboio. Mas só tem até fim de Abril para se candidatar
A UE está a oferecer a jovens de 18 anos passes de comboio gratuitos ao abrigo do programa DiscoverEU. E para tal basta responder a seis perguntas, avança a Euronews. Mas só tem até 30 de Abril para o fazer.
A iniciativa faz parte do programa Erasmus e tem por objectivo promover as relações culturais na UE.
Para ter a oportunidade de ganhar um passe de comboio gratuito, os candidatos devem ter nascido entre 1 de Julho de 2005 e 30 de Junho de 2006 e serem residentes legais dos 27 Estados Membros da UE ou dos países ultramarinos.
Os residentes de países terceiros associados ao programa Erasmus (Islândia, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia) também podem candidatar-se.
Depois é ir ao Portal Europeu da Juventude e fazer um teste de elegibilidade. Isso significa responder a cinco perguntas de escolha múltipla sobre a UE e a uma pergunta adicional. Estas perguntas abrangem conhecimentos gerais sobre a UE e as suas iniciativas destinadas aos jovens.
O candidato terá de disponibilizar mais informações sobre os seus planos, como a data em que tenciona viajar, se é a primeira vez que viaja sem os pais, o que gostaria de aprender com a experiência e como irá financiar a viagem. Note-se que estas informações não terão impacto no processo de seleção.
A Comissão classificará então os candidatos com base nas suas respostas e oferecerá passes de viagem de acordo com a sua classificação, até ao limite dos bilhetes disponíveis.
As candidaturas terminam a 30 de Abril ao meio-dia (CET).
Como funciona?
Os candidatos seleccionados receberão um passe ferroviário gratuito para viajar na Europa durante 30 dias, no máximo, entre 1 de Julho de 2024 e 30 de Setembro de 2025.
O passe de viagem só pode ser utilizado no país de residência para uma viagem de ida e uma viagem de volta. Deve incluir viagens para, pelo menos, um outro país elegível ao abrigo do regime.
A duração total da viagem pode variar entre um dia e um máximo de um mês, incluindo, no máximo, sete dias de viagem.
Os participantes terão geralmente direito a um passe no valor máximo de 283,26 euros em segunda classe ou em classe económica. Em alguns casos, os passes de autocarro e de ferry também serão incluídos.
Os jovens seleccionados receberão também um Cartão Europeu da Juventude (EYCA), válido por um ano, que concede descontos em visitas e actividades culturais, aprendizagem, natureza, desporto, transportes locais, alojamento, alimentação e muito mais em toda a UE.
Como é feita a selecção?
Os candidatos serão seleccionados até ao limite do orçamento disponível e classificados de acordo com a correção das suas respostas.
Há uma quota de passes de viagem fixada para cada país. Se um país tiver menos candidaturas do que a quota, os restantes passes serão distribuídos pelos países com um número mais elevado de candidaturas.
Se houver demasiados candidatos elegíveis, aplicar-se-á o princípio da “ordem de chegada”, o que significa que as candidaturas mais antigas poderão ser favorecidas como último recurso.
Os candidatos seleccionados serão notificados por correio electrónico após o fim do período de selecção, em Junho. Serão então ligados a um contratante da UE que se encarregará das reservas e dos pagamentos das viagens.
Os passes adquiridos directamente pelos candidatos seleccionados não serão reembolsados.
Cada jovem seleccionado torna-se um “Embaixador DiscoverEU” e será encorajado a relatar as suas experiências de viagem através das redes sociais ou de apresentações em escolas e comunidades, e terão de responder a um inquérito depois de participarem no programa.
Após a sua conclusão, os viajantes receberão um certificado de participação que destaca as competências e aptidões adquiridas com a experiência de viagem.