Quer evitar situações de burnout na sua organização? Siga estas sete dicas

Os últimos anos não foram fáceis e o sistema hibrido adoptado por muitas empresas, tem muitos benefícios mas, em contrapartida, também pode levar a um desgaste digital acrescido por parte dos colaboradores e a um sentimento de burnout. A pensar nisso, a Seresco partilhou dicas que permitem às empresas estar alerta e evitar o burnout.1. Defina o horário de trabalho e respeite-o
Incentive os colaboradores a definir horários de trabalho específicos que se apliquem ao trabalho no escritório e remotamente em casa e respeite-os, ou seja, não envie mensagens não urgentes fora de horas. Vá mais longe e recomende aos seus colaboradores uma zona livre de dispositivos em casa para usufruir enquanto estiver com a família. O nosso cérebro necessita de cerca de 20 minutos para se reorientar após uma interrupção e o som de mensagens do telemóvel, pode ser qualificado como uma interrupção. Crie oportunidades diárias para o cérebro não estar ligado.

 

2. Estabeleça um período de folga
Certifique-se de que cada um de seus colaboradores tenha um verdadeiro dia de folga. Seja generoso com os dias de férias, isso inclui domingos. Certifique-se de que eles saibam que está tudo bem em desativarem todas as notificações e até mesmo os seus dispositivos durante o tempo de inatividade. Apoie-os na construção de sistemas e equipas bem coordenadas que permitam que se desconectem sem se sentirem culpados ou insubstituíveis.

 

3. Permita um agendamento flexível
Permita que os colaboradores definam um cronograma que funcione com o seu estilo de vida. Colaboradores com filhos precisam de horários diferentes daqueles que não têm filhos pequenos para cuidar. É claro que o telefone do escritório precisa ser atendido, mas certifique-se de que a sua equipa possa flexibilizar o tempo no escritório e em casa conforme necessário.

 

4. Seja claro
A falta de comunicação é tão frustrante quanto a má comunicação ou excessiva. Aprenda o estilo de comunicação que a sua equipa melhor recebe e necessita e use-o sempre que possível. Seja consistente e desenvolva a confiança da sua equipa para que saibam exactamente o que pretende comunicar, sem questões dúbias. Seja conhecido como um bom ouvinte, também. Na comunicação, ouvir é tão importante quanto falar.

 

5. Delegue responsabilidade e reconhecimento
Agende reuniões individuais regulares com os colaboradores. Ajude-os a criar metas que os ajudarão a crescer na empresa e com a empresa e a celebrarem esses objetivos quando os alcançam. Certifique-se de que os seus colaboradores saibam que está do lado deles e que o seu sucesso profissional e pessoal é valorizado pela empresa.

 

6. Equipe a sua equipa
Certifique-se de que a sua equipa tem o que precisa para realizar o trabalho. Tecnologia arcaica, equipamentos obsoletos apenas retardam o processo de realização do trabalho, deixando a sua equipa frustrada e o seu tempo e capacidades subaproveitados. Pergunte aos colaboradores o que  precisam para optimizar o trabalho e forneça o máximo de suporte possível.

 

7. Crie um ambiente positivo
Torne o local de trabalho divertido. Isso será diferente em cada organização, celebre aniversários e marcos com uma festa, proporcione momentos de networking, eventos de kick-off, entre outros.

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