Quer experimentar o ChatGPT? Atenção, há muitos utilizadores a ser burlados

De acordo com o mais recente relatório da Sophos X-Ops, “‘FleeceGPT’ Mobile Apps Target AI-Curious to Rake in Cash”, há várias aplicações a fazer-se passar por chatbots legítimos, baseados no ChatGPT, para cobrar valores indevidos aos utilizadores e a ganhar milhares de dólares por mês.

Estas aplicações apareceram tanto no Google Play como na Apple App Store e, uma vez que as versões gratuitas têm uma funcionalidade quase nula e anúncios constantes, coagem os utilizadores incautos a assinar uma subscrição que pode custar-lhes centenas de dólares por ano.

A Sophos X-Ops investigou um total de cinco destas aplicações de Fleeceware, e todas elas alegavam basear-se no algoritmo do ChatGPT. Em alguns casos, como o da aplicação “Chat GBT”, os programadores utilizaram uma versão próxima de ChatGPT para melhorar a classificação no Google Play e na App Store.

Embora a OpenAI disponibilize gratuitamente as funcionalidades básicas do ChatGPT aos utilizadores online, estas aplicações estavam a cobrar entre 10 dólares por mês e 70 dólares por ano. A versão iOS do “Chat GBT”, a “Ask AI Assistant”, cobra seis dólares por semana, ou 312 dólares por ano, após um teste gratuito de três dias; assim sendo, só em Março rendeu aos seus criadores 10 mil dólares.

Outra aplicação de Fleeceware, denominada “Genie”, incentiva os utilizadores a subscreverem uma assinatura semanal de sete dólares, ou anual de 70 dólares, e também rendeu um milhão de dólares no último mês.

As principais características destas aplicações de Fleeceware, descobertas pela primeira vez pela Sophos em 2019, são a cobrança excessiva aos utilizadores por funcionalidades que já são gratuitas noutros locais, bem como a utilização de engenharia social e tácticas coercivas para convencer os utilizadores a assinar um pagamento de subscrição recorrente.

Normalmente, oferecem um período de teste gratuito, mas com tantos anúncios e restrições que mal podem ser utilizadas até que se pague a subscrição. Estas aplicações também são, muitas vezes, mal escritas e implementadas, o que significa que o seu funcionamento é inferior ao ideal, mesmo depois de os utilizadores mudarem para a versão paga.

Também inflacionam as suas pontuações nas lojas de aplicações através de críticas falsas e pedidos persistentes aos utilizadores para classificarem a aplicação antes de esta ter sido utilizada, ou antes de o período de avaliação gratuita ter terminado.

Todas as aplicações incluídas no relatório foram comunicadas à Apple e à Google. Os utilizadores que já as descarregaram devem seguir as orientações da App Store ou da Google Play Store sobre como «cancelar a subscrição». A simples eliminação da aplicação de Fleeceware não anulará a subscrição.

Ler Mais