Quer melhorar o seu ambiente de trabalho? Saiba como

É indiscutível que um bom ambiente de trabalho é fundamental para o aumento da motivação e, logo, da produtividade, contribuindo para o sucesso do negócio. Mas como se pode criar esse ecossistema ideal para o funcionamento das empresas? 

 

A especialista em Recursos Humanos Adecco analisou o tema e defendeu que este é um “trabalho” tanto da direcção como dos colaboradores. E partilhou sete dicas:

1. Aposte na Comunicação: Um diálogo fluído entre departamentos e colaboradores é essencial, especialmente se envolver os cargos directivos da empresa. Os gestores da empresa devem saber ouvir, manter a motivação e lidar adequadamente com situações de stress dos colaboradores. Estes, por sua vez, devem ser capazes de comunicar as suas preocupações e necessidades. Essa troca aumentará o envolvimento dos colaboradores nas suas equipas e ajudará a criar um ambiente no qual as sugestões possam ser partilhadas e as melhorias implementadas constantemente.

 

2. Reforce a Formação: Para a Adecco, não há nada mais benéfico para uma empresa do que proporcionar aos seus colaboradores conhecimentos que lhes permita alargar os seus horizontes, tornando-os mais produtivos. Promover a formação ou organizar pequenos workshops, que podem ser ministrados por membros da equipa, pode ser uma boa maneira de partilhar conhecimento e melhorar o ambiente de trabalho. Outra opção é a formação ser desenvolvida por especialistas para resultar em certificação.

 

3. Participe em projectos de Responsabilidade Social: É importante para a reputação das empresas e para a motivação dos profissionais. A empresa especialista em Recursos Humanos acredita que, com a participação em actividades solidárias, a organização beneficiará o meio ambiente e/ ou a sociedade, ao mesmo tempo que favorece a formação de equipas, partilhando actividades que geram um impacto positivo.

 

4. Cuide do espaço de trabalho: As “empresas felizes” tornaram-se moda nos últimos anos e lançaram muitas tendências, nomeadamente um novo estilo de decoração. Os espaços abertos, flexíveis e com mesas partilhadas tendem a proporcionar um ambiente mais tranquilo, colaborativo e produtivo.

 

5.  Encoraje a empatia: Porque todos podemos ter dias maus, é importante fomentar a empatia para trabalhar em equipa, que deve permanecer coesa em qualquer situação. Uma das opções sugeridas pela Adecco é facilitar o teletrabalho quando o colaborador não está bem, o que afecta não só a sua produtividade, mas a dos outros.

 

6. Colabore, não compita: Numa equipa, todos devem trabalhar para o bem comum, por isso é importante que exista colaboração e entreajuda. «A competição serve apenas para criar tensão, distanciar os profissionais e estragar o ambiente de trabalho», alerta a Adecco.  «Este sentimento de colaboração tem que nascer de cada um e deve ser promovido por uma direcção focada em manter um bom ambiente de trabalho.»

 

7. Receber feedback: Ajuda a criar pontos de melhoria e fazer com que todos os membros da equipa cresçam e se desenvolvam. Quando o colaborador for chamado a receber feedback do chefe ou dos colegas, deve recebê-lo com uma boa atitude e trabalhar neles. Ao invés, quando quiser dar feedback, deve ser constructivo e respeitoso.

 

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