Quer mudar de país? Na vizinha Espanha, há uma região a dar 15 mil euros a novos moradores

Há uma região espanhola que quer atrair novos moradores para dinamizar a economia local. Trata-se da Extremadura, que vai dar um incentivo até 15 mil euros a nómadas digitais que queiram mudar-se para lá, avançou o Idealista.

A Extremadura é uma comunidade autónoma que faz fronteira com Portugal e uma das regiões menos visitadas de Espanha, que possui uma das populações mais pequenas do país, o PIB per capita mais baixo e a taxa de desemprego mais elevada.

Foi neste contexto que o governo regional da Extremadura decidiu criar uma iniciativa para atrair novos moradores, nomeadamente, nómadas digitais. Vão ser criadas cerca de 200 vagas para nómadas digitais, que podem receber subsídios até 15 mil euros se viverem nesta região espanhola durante dois anos. Para levar a cabo esta iniciativa, os responsáveis políticos da região vão destinar um total de 2 milhões de euros.

Quem quiser mudar-se para a Extremadura terá de trabalhar à distância e comprometer-se a viver na região espanhola durante dois anos, no mínimo. Além disso, a iniciativa está destinada a profissionais alternamente qualificados do sector tecnológico.

Estas bolsas destinam-se a pessoas que vivam em outras regiões de Espanha, bem como a cidadãos estrangeiros que estejam a viver noutro país, desde que não tenham morado na Extremadura nos seis meses anteriores ao da candidatura. Importa saber que, previamente, os candidatos devem pedir um visto de nómada digital em Espanha e obter um documento de residência no país.

Além disso, a cidade da Extremadura escolhida para viver deverá ter uma população interior a 5000 habitantes.

Os jovens com menos de 30 anos que se mudarem para a Extremadura podem vir a receber uma bolsa de 10 mil euros. Já quem tenha mais de 30 anos irá receber oitomil euros.

Quem tiver menos de 30 anos e continuar a viver na Extremadura passado dois anos, irá receber ainda um outro apoio de 5 mil euros. E os nómadas digitais com mais de 30 anos que ficarem a viver na região espanhola vão receber mais 4 mil euros, refere a mesma publicação.

A data de abertura das candidaturas ainda não foi confirmada. Mas estima-se que haja novidades em meados de setembro, depois de o programa ser publicado Boletim Oficial da Extremadura.

Já se sabe é que as candidaturas devem ser apresentadas no Ponto Geral de Acesso Eletrónico da Extremadura e devem ser acompanhadas por comprovativos do local de residencial atual e por um certificado de autorização de trabalho na região espanhola emitido pela entidade patronal.

Os candidatos selecionados deverão ser informados no prazo de três meses. E as candidaturas vão continuar aberturas até as 200 vagas ficarem preenchidas.

Ler Mais