Quer saber exactamente quanto vai receber de salário no próximo mês? Esta calculadora dá a resposta

Com a entrada em vigor das novas tabelas de IRS já a partir do próximo mês, muitos portugueses questionam-se sobre quanto irão efectivamente passar a receber. O Comparajá explica.

Estes ajustes afectam a maioria dos escalões, impactando directamente o rendimento mensal dos trabalhadores. Em muitos casos, estas mudanças traduzem-se num aumento do salário líquido, mas o valor exacto varia conforme a situação familiar, o nível de rendimentos e as deduções aplicáveis.

Segundo as tabelas divulgadas pelo Ministério das Finanças, os rendimentos brutos de trabalho por conta de outrem até 1136 euros mensais ficam isentos de retenção na fonte de IRS durante os meses de Agosto e Setembro. Esta isenção aplica-se a contribuintes solteiros com ou sem dependentes, assim como a casados em que ambos os titulares trabalham.

Para contribuintes casados com apenas um titular, o limite de isenção temporária baixa para salários até 1081 euros.

No caso das pensões, o alívio fiscal temporário abrange valores brutos até 1116 euros mensais para solteiros ou casados com dois titulares. Para pensionistas casados com um único titular, a isenção temporária aplica-se a pensões até 1816 euros durante os meses de Agosto e setembro.

As tabelas já estão disponíveis mas se quer saber quanto é que vai ficar a ganhar pode usar um simulador de salário líquido para ter a certeza.

Ler Mais