Quer saber quais as funções e competências mais procuradas pelas empresas? Esta ferramenta dá a resposta

A Cegoc, empresa de transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, lança o conceito Job Stories – uma nova área no seu site dedicada às funções mais procuradas pelas empresas e respectivos percursos de aprendizagem que permitam a evolução natural de um colaborador no seio da empresa em que se encontra ou numa procura activa por outra oportunidade laboral.

 

Job Stories é um resultado activo por parte da Cegoc das principais conclusões do estudo “Transformation, Skills and Learning”, divulgado o ano passado, que revelaram que 20% das funções das organizações, nos próximos três anos, estão em risco de se tornarem obsoletas, o que faz com que 84% dos directores e gestores de RH planeiem criar esquemas de requalificação profissional. No mesmo estudo, 78% dos inquiridos deram a conhecer que ponderam uma mudança, na sua carreira, caso aporte mais significado para a sua vida profissional.

Consciente desta mudança de mindset e, da forma galopante como ocorrem as mudanças no mundo laboral, nas páginas dedicadas ao conceito Job Stories estão disponíveis não só a descrição das profissões como o esclarecimento de dúvidas que possam existir face às mesmas. A navegação é simples:

Em que consiste a profissão?Aqui é dada uma visão geral das diferentes denominações dos cargos; as responsabilidades; os locais e sectores onde operam estes profissionais; e os objectivos relacionados.

 

Que função desempenha?Seja numa empresa, no sector privado, em associações ou em qualquer outro lugar, as funções podem divergir – e variar de acordo com a dimensão da estrutura e a natureza do local de exercício da profissão.

 

Quais são as suas tarefas?É comum haver uma grande variedade de tarefas. A este respeito, e na descrição das profissões, é abordado efectivamente o cerne de cada função, descrevendo em pormenor o dia-a-dia.

 

Que competências são essenciais?Neste item são referidas não só as competências esperadas, mas também aquelas que serão desenvolvidas no exercício da profissão. Uma vez que as competências técnicas (hard skills) são amplamente referidas em outras partes da descrição da profissão, nesta secção são apenas abordadas as competências sociais, humanas e comportamentais (soft skills).

 

Qual a formação necessária?Cada uma das páginas de descrição de profissões termina com um destaque dado à formação. Desta forma, é possível saber qual o percurso de aprendizagem mais indicado para exercer determinada profissão, mudar de carreira profissional ou incrementar o seu leque de competências.

Ler Mais